ESTUDE NA UNIT
MENU

Comissão de prevenção de acidentes da Unit estreia o projeto Cipa no AR

Na estreia do projeto, foram abordados a importância do aleitamento materno e a conscientização da violência contra a mulher.

às 11h42
Compartilhe:

O mês de agosto é marcado pelas cores dourado e lilás. Elas fazem alusão à importância do aleitamento materno e à conscientização da violência contra a mulher. Para dar visibilidade às causas, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Universidade Tiradentes (CIPA/Unit) estreou o projeto Cipa no AR, na última quarta-feira, 17. O objetivo é promover mensalmente ações de prevenção e promoção na qualidade de vida dos colaboradores da instituição.

A analista de desenvolvimento Humano da Unit, Caroline Lopes, explica a escolha do tema. “Para estrearmos este mês, foi escolhido fazer alusão à campanha Agosto Lilás e teve como objetivo instruir a população acerca do combate à violência contra a mulher. Convidamos a psicóloga e Dra. Jamile Santana Teles, que teve grande parte dos seus estudos científicos voltados para esta temática”, diz.

“A nossa preocupação no combate à violência de gênero é a de que nossas colaboradoras não sejam vítimas dos diversos tipos de violência (seja ela moral, sexual, patrimonial, física, psicológica), e principalmente do feminicídio, tendo suas vidas interrompidas por omissão de toda a sociedade, principalmente aqui, no Nordeste, onde possuímos o maior índice de casos registrados de violência contra a mulher do país. Diante desse cenário, nos sentimos engajados e comprometidos à estimular os nossos colaboradores, principalmente instruir as mulheres a se manifestarem em suas ocorrências pessoais que ameassem a sua segurança e integridade física e mental, apoiando, capacitando e fortalecendo estas colaboradoras”, acrescenta.

Segundo o presidente da atual gestão da Cipa, Jerônimo Oliveira de Jesus, o momento foi enriquecedor para os participantes. “O diálogo e troca de informações com uma profissional que é professora e está nessa batalha diária foi bastante Importante e enriquecedor, ela nos mostrou formas para conscientizar as pessoas em especial as mulheres que sofrem algum tipo de violência a denunciar, foi passado várias dicas para podermos ajudar no acolhimento também”, conta.

“Estamos usando a ferramenta da Cipa para transmitir um pouco dessa informação para os colaboradores, a conscientização é de extrema importância, porque o combate  tem que ser diária e quanto mais disseminar  informação melhor”, complementa Jerônimo.

Em agosto de 2022, a Lei Maria da Penha completa 16 anos e representa um marco e uma referência mundial na proteção dos direitos das mulheres.

Agosto Dourado

Paralela à ação, a estréia do Cipa no AR abordou também o Agosto Dourado, uma campanha de incentivo ao aleitamento materno. O termo ‘dourado’ faz alusão à relevância nutricional do leite da mãe para o desenvolvimento do bebê. O movimento é mundial e acontece em cerca de 120 países com a finalidade de esclarecer sobre a importância da amamentação para a redução da mortalidade infantil e para a prevenção de doenças.

“É importante que a empresa se mantenha presente nesse processo de acolhimento, incluindo o período de licença maternidade, pois a pessoa, mesmo ausente fisicamente, continua fazendo parte da equipe. Isso também engloba o que chamamos de experiência do colaborador na instituição e suas expectativas após o retorno da sua licença maternidade. Trata-se também de exercermos nossos valores como a valorização do ser humano”, explica a analista Caroline Lopes.

Para a colaboradora da Unit, a mamãe de primeira viagem, Lorena Louyse Batista Rocha, no começo foi difícil amamentar, mas logo conseguiu se adaptar. “Para mim é muito importante amamentar, não só pelos nutrientes que o bebê recebe, como supre as necessidades do bebê, mas pela forma como cria uma conexão entre mim e minha filha, pelo olhar, pelo toque, pelo aconchego e como acalma o bebê”, conta.

Confira o depoimento:

Unit Notícias

O Unit Notícias, jornal-laboratório do curso de Jornalismo, também registrou a estreia, e a reportagem irá ao ar na próxima semana. Acompanhe: de segunda a sexta, na TV Atalaia, às 13h.

 

Leia também: Agosto Lilás: campanha relembra os 16 anos da Lei Maria da Penha

Compartilhe: