ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça os cursos EAD preferidos dos estudantes

Entenda quais são as áreas que têm atraído um número maior de matrículas e qual o perfil do aluno dessa modalidade

às 20h35
Compartilhe:

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), entre 2021 até o primeiro semestre de 2022 houve um aumento no número de vagas e de procura por cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD). Alguns dos motivos deste crescimento são a flexibilidade e autonomia, permitindo que o aluno possa acompanhar as atividades de acordo com sua agenda.

Algumas instituições investem nos cursos EAD para que tenham a mesma excelência dos cursos presenciais, como é o caso da Universidade Tiradentes (Unit), que oferece um ensino qualificado e corpo docente preparado para atender as necessidades dos estudantes, além de dispor de ótima estrutura com tecnologia avançada.

Entretanto, existem cursos que são os mais requisitados pelos estudantes, isso porque as graduações mais concorridas dizem muito sobre o cenário atual do mercado. De acordo com o supervisor comercial da Unit EAD, Deivison Moreira, dentre os cursos mais procurados nos últimos anos estão: 

  • Pedagogia: a Pedagogia é o curso mais procurado entre os estudantes no EAD tanto nas redes pública e privada com mais de 500 mil matrículas feitas. 
  • Administração: é o segundo curso mais procurado na rede privada, com mais de 200 mil matrículas.
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: as profissões relacionadas a informática e tecnologia da informação estão sempre no ranking das mais procuradas, e são profissões que não ficarão obsoletas tão cedo. 
  • Serviço Social: de acordo com o Censo da Educação Superior de 2019, divulgado em 2020 pelo Ministério da Educação (MEC), são mais de 84 mil estudantes matriculados em um curso EAD de Serviço Social em faculdades privadas no Brasil, sendo uma das graduações EAD com mais alunos.
  • Recursos Humanos: o curso técnico em Gestão de Recursos Humanos forma profissionais capazes de executar as diversas rotinas do departamento de pessoal e realizar ações que apoiam a gestão de pessoas. É uma área muito procurada pelos estudantes devido a alta demanda por esses profissionais.

O supervisor ressalta que o EAD é uma modalidade que vem sendo muito valorizada, principalmente com as últimas mudanças no mercado de trabalho. “Vivemos e estamos vivendo um momento atípico, pois a pandemia acelerou o processo do formato online. As empresas estão migrando cada vez mais para o ambiente virtual, afinal, isso traz praticidade e facilita a rotina da equipe. As empresas vêm reconhecendo que o profissional que estuda no ensino a distância tem qualificação necessária para ser absorvido pelo mercado de trabalho”, pontua.

Os alunos do EAD têm acesso a inúmeras vantagens e por isso escolhem essa modalidade para realizar uma graduação. “O aluno do EAD tem acesso a vários canais de comunicação dentro da plataforma AVA desde vídeos, chats, fóruns e muito mais. Além de gerar maior proximidade com a alta tecnologia, o aluno pode tirar suas dúvidas no ambiente virtual de aprendizagem e ainda assiste às aulas quantas vezes quiser, sem contar com a flexibilidade de horário para estudar. Além disso, a qualidade de ensino da educação e peso do diploma é o mesmo que um curso presencial”, ressaltou Deivison.

Leia também: Unit EAD de Nossa Senhora das Dores é referência em educação

Compartilhe: