ESTUDE NA UNIT
MENU

Membro da Associação Brasileira de Apoio a Cannabis ministrará palestra

Umberto Pereira Souza Júnior, especialista no tema Canabidiol, é o convidado da aula inaugural do curso de Farmácia da Unit. Evento gratuito e aberto ao público externo.

às 14h08
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

O uso da Cannabis Medicinal no Brasil: situação atual, perspectivas e papel da academia é o tema central da palestra que o farmacêutico, Umberto Pereira Souza Júnior, doutor em Desenvolvimento e Inovação tecnológica em Medicamentos (DITM) irá ministrar no próximo dia 05. Trata-se da aula inaugural do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit) que acontecerá às 19h, no campus Farolândia, bloco G, auditório A.

Cresce o número de pessoas que buscam a via judicial para usarem o canabidiol para fins medicinais. Em maio, a Anvisa publicou a autorização sanitária de três produtos medicinais à base de Cannabis: Extrato de Cannabis sativa Greencare 160,32 mg/mL; Extrato de Cannabis sativa Mantecorp Farmasa 160,32 mg/mL; e Extrato de Cannabis sativa Mantecorp Farmasa 79,14 mg/mL. Com isso, em junho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberou o uso do canabidiol (um princípio ativo da maconha) para três pessoas. 

Aberto ao público e com direito a certificado de quatro horas, o objetivo é ampliar as discussões acerca de aspectos regulatórios e científicos quanto ao uso da cannabis medicinal no Brasil. “É uma grande alegria poder receber doutor Umberto em nossa aula inaugural. Doutor Umberto é referência no assunto, o qual tem sido discutido em várias interfaces (acadêmica, política, clínica e na prática clínica). Então realmente é uma oportunidade única tê-lo em Aracaju, gratuitamente”, comenta a coordenadora de área dos cursos da Saúde da Unit, professora doutora Juliana Mendonça.

Para o convidado, sua atuação interfere também na qualidade de vida de quem necessita do uso do canabidiol. “Minha maior motivação é contribuir no fornecimento de produtos com qualidade, segurança e eficácia comprovadas, para uma população com menor poder de aquisição, haja vista os altos custos dos produtos importados que hoje são autorizados em nosso país. Temos muito a caminhar, juntos”, avalia doutor Umberto Júnior. 

O interessado em participar da palestra do especialista precisa realizar inscrição via Magister.

Minicurrículo

Umberto Pereira Souza Júnior, farmacêutico doutor em Desenvolvimento e Inovação tecnológica em Medicamentos (DITM), possui sólida experiência nas áreas de gestão da qualidade e validação na indústria farmacêutica de medicamentos, com foco em fitoterápicos. Suas linhas de pesquisa são: produtos naturais, desenvolvimento e controle de qualidade de produtos e processos. 

Em 2021 foi convidado pela Associação Brasileira de Apoio a Cannabis – Esperança, para desenvolver e implantar um sistema de gestão da qualidade farmacêutica, para fabricação de medicamentos a base de Cannabis medicinal, com foco no registro dos produtos perante a ANVISA. Desde então, se apaixonou pelo mundo fascinante da terapia canabinóide, e da ampla aplicação clínica com grande contribuição na saúde dos brasileiros.

 

Leia mais:

Fitoterápicos têm proporcionado conhecimento à população

Compartilhe: