ESTUDE NA UNIT
MENU

Dá para fazer licenciatura na modalidade de educação a distância?

Saiba mais sobre como fazer uma segunda licenciatura e se ela está disponível no formato EAD

às 13h34
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

A área de pedagogia oferece inúmeras possibilidades para o profissional, principalmente para aqueles que se qualificam em uma nova graduação. Segundo o Conselho Nacional da Educação, existe uma carência de aproximadamente 245 mil professores no Brasil, o que faz com que a taxa de desemprego na área seja baixíssima e as oportunidades de atuação para o licenciado se multipliquem. Uma segunda licenciatura abre novas oportunidades, que não se restringem à sala de aula.

O licenciado pode atuar no planejamento, coordenação ou supervisão de atividades pedagógicas no ensino fundamental II, ensino médio, educação inclusiva, educação profissionalizante, educação de jovens, adultos,  entre outros. Dependendo da experiência e formação, ainda é possível trabalhar com produção e revisão de material didático em editoras.

É possível fazer a segunda licenciatura EAD em 6 meses?

A resposta é sim. A segunda licenciatura tem o período de duração menor do que a primeira graduação, que pode durar até 3 anos. Na graduação para professores já formados, os cursos podem durar de 2 a 3 semestres. Ou seja, em até 1 ano e meio o aluno pode conseguir um novo diploma.

O tempo de duração dessa graduação depende da primeira formação. No caso da segunda licenciatura ser na mesma área da primeira, permitindo a eliminação de matérias, o curso pode ser finalizado em menos tempo. Isso vale também para o estágio obrigatório, caso o professor já atue na área de formação.

Algumas opções oferecem a possibilidade de obter as duas formações. A Universidade Tiradentes (Unit), por exemplo, oferece dois cursos de Educação Física, sendo um bacharelado e o outro licenciatura na modalidade de Educação a Distância (EAD). Assim, o estudante pode optar pelo curso de acordo com seu objetivo de carreira. 

E caso queira ter as duas formações, pode usar o diploma para aproveitar algumas disciplinas e conquistar o segundo título com uma segunda graduação. Ao final do curso, os estudantes devem fazer um estágio de licenciatura. Geralmente, eles têm essas experiências ao trabalhar como professores auxiliares em salas de aulas de escolas públicas ou particulares.

Além das habilidades adquiridas ao longo do processo de aprendizagem, profissionais dessa área sabem o que são as soft skills necessárias para atuar com a educação, incluindo boa didática, liderança, facilidade para a comunicação em público, paciência, criatividade, etc.

Áreas em que é possível obter a licenciatura para lecionar:

  • Biologia
  • Educação Física
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Letras
  • Matemática
  • Pedagogia
  • Química

Na Unit, além de contar com professores reconhecidos pelo mercado de trabalho, o aluno dispõe do Unit Carreiras, que ajuda a construir a trilha profissional, capacita no planejamento da carreira e viabiliza diversas oportunidades de estágios e empregos. 

Leia também: EAD: uma ótima alternativa para quem mora no interior

Compartilhe: