ESTUDE NA UNIT
MENU

Tiradentes Innovation Center oferece cursos makers no Fab Lab

O Tiradentes Innovation Center, situado no Campus Farolândia, oferece cursos makers gratuitamente para públicos de todas as idades.

às 20h49
Oficina Maker
Compartilhe:

O Tiradentes Fab Lab, laboratório de prototipagem e fabricação digital, do Tiradentes Innovation Center (TIC), sediado no campus Farolândia da Universidade Tiradentes, promove para toda comunidade local entusiasta da cultura maker, cursos com recursos da filosofia do “faça você mesmo” (DIY). 

O grande objetivo é explorar a criatividade para desenvolver e construir projetos com o uso de ferramentas de manufatura clássica, moderna e contemporânea.

O coordenador do Fab Lab do Tiradentes Innovation Center, Marcelo Maynard, explica que o Fab Lab está aberto para todos os públicos de todas as idades. “As oficinas makers foram projetadas para que as pessoas possam vir e aprender como manusear os equipamentos, e depois colocar em prática os seus projetos. Para se inscrever no Open Day, Oficina Maker, Fab Lab e Fab Kids basta se inscrever no site do TIC. Abrimos vagas semanais para atender a população”.

Oficina Maker

Por meio do seu laboratório de prototipagem e fabricação digital, o Tiradentes Innovation Center oferece para pessoas com a faixa etária a partir de 14 anos, o curso Aprendendo a usar a Impressora 3D SLA e Impressora 3D em resina, Os encontros visam para discutir temas sobre fabricação digital, cultura maker, IOT e a utilização destas tecnologias em várias áreas do conhecimento. 

Com carga horária de 4h e certificado internacional do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a próxima edição será realizada no dia 26 de setembro. As inscrições podem ser feitas neste link

Open Day

Trata-se de um dia gratuito, para alunos e comunidade, que acontece todas às quartas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os alunos inscritos no Open Day terão a oportunidade, por meio da filosofia “faça você mesmo”, de utilizar as ferramentas de manufatura contemporânea.

Além de trabalhar em equipamentos modernos nas áreas de impressão 3D, seja em termoplásticos (FDM), ou de alta precisão, em de detalhes industrial, como: Fresadora CNC, router CNC, router CNC de corte, prensa térmica, eletrônica, como arduinos, raspberry, multímetros e uma grande gama de equipamentos de medição de componentes eletrônicos, ferramentas e maquinários.

Fab Kids

Com o intuito de despertar o interesse pela cultura maker nas crianças de 6 a 10 anos, o Tiradentes Innovation Center oferece atividades voltadas para a criatividade, empreendedorismo e inovação com conteúdo educacional tecnológico. 

No próximo dia 23 de setembro. O Fab Lab terá mais uma edição do Fab Kids. As inscrições podem ser feitas neste link

Fab Lab

Trata-se de um laboratório digital, com diversos equipamentos e ferramentas que possibilitam a criação de diversos projetos nas áreas de Medicina, Odontologia, Design, Design de produto, Engenharia, Arquitetura, Pedagogia, Astrologia, entre outras.

O Fab Lab funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, sendo o uso do laboratório e as visitas técnicas feitas mediante agendamento prévio pelo site ou também pelo telefone (79) 3218-2375.  

 

Leia mais: Tiradentes Innovation Center promove a primeira edição do Encontro Maker

Compartilhe: