ESTUDE NA UNIT
MENU

Festival Paralímpico Loterias Caixa acontece pela primeira vez em Aracaju

O Festival Paralímpico aconteceu no último sábado, 24, no campus Farolândia, e contou com a presença de 153 crianças e adolescentes

às 20h55
Acervo Centro de Referência Paralímpico Brasileiro
Compartilhe:

O Complexo Esportivo da Universidade Tiradentes (Unit) sediou a 4ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2022, realizado pela primeira vez em Aracaju. Patrocinado pela Loterias Caixa, o evento foi realizado no último sábado, 24, em alusão ao dia do atleta paralímpico, um dos eventos mais importantes do país e o único da América Latina, e ao dia nacional de luta da pessoa com deficiência.

Os paratletas disputaram em três modalidades paralímpicas de forma lúdica: para-badminton, vôlei sentado e a bocha, que atualmente são desenvolvidas no projeto do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro em Sergipe. Participaram do festival, em Aracaju, 153 crianças com deficiências física, intelectual e visual, de idade entre 8 e 17 anos, que estão inscritas na Estação Cidadania, Parque Aquático Oseas Dias de Miranda e no Colégio Estadual 11 de Agosto, que fazem parte do Projeto do Centro de Referência.

“Durante o festival os alunos foram organizados em três grupos, independentemente da deficiência, e desenvolvem as atividades em forma de circuito, de acordo com o cronograma. Conforme Francine Mocelin, chefe de Serviço, Lazer e Inclusão Social (SELIND), da Superintendência Especial de Esportes do Estado (Supee /Seduc), o evento vai possibilitar que crianças com e sem deficiência tenham uma vivência com as modalidades paralímpicas de maneira recreativa e lúdica, fomentando o paradesporto em Sergipe”, explica a coordenadora do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro, professora Eliene Bastos.

Para o coordenador de Esportes da Universidade Tiradentes (Unit), professor Walter Thiessen, esse evento é importante para incentivar jovens atletas. “Nosso objetivo é colaborar e proporcionar às crianças e adolescentes a oportunidade de iniciar no esporte. E a Unit tem toda estrutura e disponibilidade de receber eventos esportivos como o Festival Paralímpico”, reforça. 

A 4ª edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2022 é uma realização da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Superintendência Especial de Esportes (Supee), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

 

Leia mais: Esporte: Unit sedia etapa regional do Meeting Paralímpico

Compartilhe: