ESTUDE NA UNIT
MENU

Halloween: celebração já faz parte do calendário festivo brasileiro

Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro.

às 21h08
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Vestimentas macabras, maquiagem pesada e clima tenso no ar. A tradição do Halloween foi levada pelos irlandeses aos Estados Unidos, onde a data é considerada feriado. Embora de origem pagã, a expressão em inglês “All Hallow’s Eve” recebeu esse nome após ser cristianizada pela Igreja Católica, que passou a defini-lo como véspera do Dia de Todos os Santos, pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro. 

Como é de se esperar, a cultura de celebração do Halloween é muito forte em países de língua anglo-saxônica, sobretudo nos Estados Unidos. Com o tempo, o feriado ganhou popularidade e hoje é comemorado, ainda que em menor escala, em grande parte do mundo.

Acredita-se que a maioria das tradições de Halloween tenha se originado nos antigos festivais celtas chamados Samhain, que marcava a passagem de ano e a chegada do inverno. Para os celtas, o início do inverno representava a aproximação entre o mundo e o “Outro Mundo”, onde vivem os mortos. A representação visual do festival de colheita celta marcava o fim do verão e o início dos dias escuros do inverno. 

Os celtas acreditavam que no início do inverno os mortos regressavam para visitar suas casas e que as assombrações surgiam para amaldiçoar seus animais e suas colheitas. Eles acreditavam que nessa época os espíritos visitavam este mundo e, para afastá-los, acendiam fogueiras, lanternas e tochas.

Halloween no Brasil

Atualmente, o Halloween é fortemente marcado por festas à fantasia que geralmente seguem a temática sombria de bruxas, zumbis, esqueletos, etc. No entanto, em países onde a tradição não é tão seguida, a exemplo do Brasil, as festas costumam envolver qualquer tipo de fantasia, como piratas, agentes de segurança e até princesas.

Por influência estadunidense, o Halloween também é comemorado no Brasil no dia 31 de outubro, mas a festa não possui o mesmo significado e valor cultural dos países do hemisfério norte. No Brasil, é marcado principalmente por festas à fantasia e por decorações em bares, lanchonetes e outros estabelecimentos, que adotam a temática.

Grande parte da tradição de Halloween no Brasil é influenciada por cursos de idioma que promovem a data como forma de inserir os alunos na cultura dos países de língua inglesa.

 

Símbolos do Halloween

A maioria dos símbolos usados nas comemorações  possuem origem nos primórdios da tradição, enquanto outros foram agregados com o tempo. O Halloween é associado às cores laranja e preto, pois o festival do Samhain era comemorado no início do outono, quando as folhas se tornam laranjas e os dias são mais escuros.

A lanterna de abóbora, outro símbolo das festividades, vem do inglês ‘Jack o’lantern’ e tem origem em um conto celta sobre um rapaz que foi proibido de entrar no céu e no inferno e vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso.

A tradição de entalhar abóboras teve início nos Estados Unidos. Antes, os países de origem celta entalhavam nabos e inseriram velas no interior com o objetivo de afastar espíritos.

Esqueletos e fantasmas: para os celtas, os mortos assumiam, entre outras formas, a de esqueletos e fantasmas. Nos festivais de Samhaim sempre envolviam o uso de fogueiras, que acabavam por atrair os morcegos.

Gostosuras e travessuras: do inglês ‘trick or treat’, teve origem na Grã-Bretanha mas foi popularizado nos Estados Unidos nos anos 50. A atividade é voltada para crianças que, fantasiadas, batem de porta em porta perguntando “gostosuras ou travessuras?”. Caso a pessoa não dê algum brinde como doces ou dinheiro, as crianças fazem alguma travessura na sua casa.

 

Com informações do Brasil Escola

 

Leia Mais: O duelo entre sacis e bruxas na influência cultural do 31 de outubro

Compartilhe: