ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Erasmus: Representantes da Unit visitam universidades na Letônia

As visitas à ISMA University of Applied Sciences e a Riga Technical University preveem, principalmente, a renovação dos projetos Erasmus.

às 12h23
Compartilhe:

Entre os dias 3 e 7 de outubro, representantes da Universidade Tiradentes (Unit) fizeram visitas técnicas à ISMA University of Applied Sciences e a Riga Technical University, na Letônia. O objetivo foi estreitar as relações com as universidades, seguir com as negociações para renovação do acordo e aplicação para novos projetos Erasmus, e buscar mais espaços de colaboração. 

A equipe foi composta pelo vice-presidente acadêmico do Grupo Tiradentes, Temisson José dos Santos; a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert Tartaro; a coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Docente do Grupo Tiradentes (NDD) e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Unit, Simone Silveira Amorim; o docente dos cursos de tecnologia, Fábio Batista Santos; e o coordenador do Unit Idiomas, Artur André Martinez Campos.

“Nosso objetivo era continuar as negociações iniciadas com a ISMA University of Applied Sciences e com a Riga Technical University, que já são nossas parceiras, para conseguir novos projetos Erasmus. Assim, acreditamos que será possível ampliar as possibilidades existentes para estudantes e docentes. Conversamos sobre possibilidades remotas e presenciais, sobre projetos que aproveitam os cenários de projetos sociais e extensionistas, e sobre possibilidades de pesquisa e publicações conjuntas”, explica a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert Tartaro.

“Conseguimos alcançar todos os nossos principais objetivos. Agora, precisamos seguir trabalhando na construção dos projetos e propostas para concorrer ao financiamento do Programa Erasmus”, conclui.

Comitiva

De acordo com o docente dos cursos de tecnologia, Fábio Batista Santos, a experiência de visitar a Letônia foi incrível. “Foi a minha primeira vez visitando a Europa e conhecer também as universidades de lá e ver realmente o que eles estão fazendo, se o que a gente faz aqui segue a mesma linha do que eles estão fazendo. Então, realmente é muito bom ver que o que a gente faz aqui não está nada diferente do que o resto do mundo faz, principalmente a área de tecnologia. Essa viagem também foi muito importante porque foi a primeira vez que eu dei uma palestra internacional”, conta.

“A minha participação foi fazer parte da comitiva para ver a possibilidade de novas parcerias utilizando o Programa Erasmus na área de Tecnologia de Informação. E isso foi feito, além de ficar acertada a renovação com uma das universidades, a ISMA, ainda conseguimos abrir portas na RTU, que é bem maior, para diversas finalidades”, acrescenta.

Para a coordenadora do NDD/GT e pesquisadora do PPED/Unit, Simone Silveira Amorim, a experiência na Letônia também foi significativa. “Visitar a RTU e a ISMA, interagir com profissionais dessas instituições permitiu-nos identificar semelhanças e distinções que, em ambas as situações, podem nos proporcionar uma aproximação profícua. Ademais, as questões culturais são sempre um diferencial, pois interagir com gestores, docentes, discentes, com a população em seus aspectos culturais específicos fazem da experiência internacional algo a ser guardado na memória, mas também publicizado, compartilhado com colegas de profissão, alunos, familiares e amigos”, diz.

Parceria Internacional

Em 2019, a Coordenação de Relações Internacionais da Unit, através de uma parceria existente com a ISMA University, conseguiu aprovar um projeto em parceria com o Programa Erasmus. O programa envolvia oito bolsas de apoio à mobilidade para a Unit. 

“Tanto pela ISMA quanto pela RTU, após compartilharmos as possibilidades de interação conjunta, serão identificadas linhas de projetos junto ao Erasmus para a submissão de propostas a esse ente internacional. A ideia é fomentar a mobilidade discente em uma via de mão dupla: nossos estudantes indo realizar ações acadêmicas e os da ISMA e da RTU vindo participar de projetos e ações específicas que ocorrem na Unit, analisando-as, inclusive, em perspectiva comparada. A ação intencional de Relações Internacionais tem sido absolutamente efetiva e significativa na consecução das ações de internacionalização na Unit”, afirma Simone.

 

Leia também: Internacionalização: egressa do PBI da Unit desenvolve pesquisas em Boston

Compartilhe: