ESTUDE NA UNIT
MENU

Processos Gerenciais EAD: vantagens em se especializar na área

Graduados em Processos Gerenciais podem atuar em todos os setores que fazem parte de uma empresa, como administrativo, RH, marketing ou logística

às 20h05
Compartilhe:

Desde a chegada da matéria prima até a distribuição de mercadorias, existe um processo produtivo, que precisa estar em harmonia para que a produção não seja interrompida e o cliente não deixe de receber o que comprou. Ou seja, para que tudo ocorra como o planejado, é necessário a presença de um profissional habilitado em processos gerenciais. 

Os processos gerenciais são atividades realizadas por gestores de empresas para melhorar o controle, qualidade e inovação dos processos das organizações. No mercado de trabalho, também é conhecido como Gestão Empresarial ou Gestão de Negócios. O profissional da área utiliza conhecimentos em Administração, Estratégia Empresarial, Gestão de Projetos, Logística e Gestão da Produção para estabelecer planos de negócios que possam otimizar os recursos e estimular o crescimento das empresas. 

“O profissional formado na área irá se deparar com várias possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Tendo em vista que o processo gerencial é fator essencial e decisivo para qualquer tipo de empresa, independente do seu porte e/ou setor. Além de poder abrir o seu próprio negócio e atuar como consultor, o profissional formado poderá atuar como gestor ou integrar as várias áreas que compõem as empresas, como por exemplo: Marketing, Vendas, Administrativa e Recursos Humanos”, explica o coordenador operacional dos cursos de Ciências Contábeis e tecnológicos em Gestão da Universidade Tiradentes (Unit), Joenison Silva

O profissional em processos gerenciais muitas vezes é confundido com o gestor empresarial e o de negócios, entretanto cada um tem uma especificidade diferente. “O gestor de processos gerenciais estará diretamente atuando com os aspectos operacionais da organização, coordenando o conjunto de atividades que fazem parte de cada processo, visando o melhor funcionamento e resultado organizacional. Já no âmbito da Gestão de Negócios e Gestão Empresarial, podemos observar uma visão mais ampla da organização, enfatizando uma visão mais estratégica da organização como um todo”, esclarece Joenison.

Graduação EAD em Processos Gerenciais

O Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da Unit está disponível na modalidade de Educação a Distância (EAD) e oferece uma formação que irá contemplar as diversas particularidades dessa área de atuação. Composto por uma estrutura curricular robusta e com um quadro de professores capacitados, o estudante deste curso estará envolto em uma formação completa, possibilitando sua rápida inserção no mercado de trabalho.

“A formação em Tecnologia em Processos Gerenciais pode ser compreendida como sendo uma formação focada na compreensão e aplicação dos processos gerenciais e administrativos aplicados em empresas de todos os portes e setores de atuação. O profissional formado nessa área será o responsável por gerenciar os processos que envolvem o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle dos recursos disponíveis na organização, visando direcionar a empresa para o alcance dos objetivos organizacionais”, explica o coordenador.

O fato do curso de tecnologia em Processos Gerenciais ser focado na gestão de negócios, irá possibilitar com que o estudante absorva conhecimentos e vivências práticas relacionadas à avaliação de cenários, identificação de gargalos produtivos, bem como identificar novas oportunidades para a empresa em que esteja atuando. Outra grande vantagem dessa formação diz respeito à amplitude de conhecimentos, os quais englobam as temáticas da gestão de Pessoas, Marketing, Vendas, Administração, dentre outras.

Essa área, de acordo com o coordenador, é ideal para aqueles que desejam se inserir no mercado de trabalho com uma visão empreendedora e voltada para a gestão de processos. Dentre as características e perfil formativo do graduado em Processos Gerenciais, destacam-se a visão crítica a respeito da dinâmica organizacional. 

“A graduação irá possibilitar ao estudante a absorção de conhecimentos variados, os quais estarão relacionados à perspectiva da gestão organizacional. No curso de processos gerenciais da Unit, o aluno e futuro profissional irá desenvolver seu pensamento crítico e analítico, visando buscar soluções para os problemas organizacionais. Como o curso traz componentes que relacionam à Administração, Marketing, Vendas, Gestão, dentre outras, será possível formar profissionais que compreendam as necessidades organizacionais e que proponham mudanças, aproveitando as oportunidades do mercado”, infere.

Leia também: Encontro de tutores aborda momento de integração e visão estratégica

Compartilhe: