ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes participam de ação voltada à saúde do homem

Em parceria com a Prefeitura de Aracaju, estudantes participaram de ação de Unidade Básica de Saúde, alusiva ao Novembro Azul.

às 18h55
Fotos: Asscom SMS Aracaju
Fotos: Asscom SMS Aracaju
Compartilhe:

No mês que dá visibilidade à saúde do homem, a Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, participa de ações e prestações de serviços com foco no público masculino. Testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C; ações odontológicas, com prevenção de câncer de boca e de próstata. Estas foram as ações realizadas no último dia 08 pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Oswaldo de Souza, do bairro Getúlio Vargas, para os homens da Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa – Aracaju).

Durante a ação, foram realizados 134 atendimentos. “A adesão foi excelente, recebemos usuários da UBS, bem como moradores da região e homens que trabalham no comércio local. Logo após a realização dos testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, fizemos a entrega do resultado em um espaço mais reservado, orientando os casos com alguma alteração e encaminhando para a Unidade”, relata a gerente da UBS Oswaldo de Souza, Aline Vanessa Santos.

“Quando vi a movimentação aqui no trabalho e soube que estavam falando sobre saúde, aproveitei e vim participar, fazendo os testes, já que nunca tinha feito. Gostei porque é uma oportunidade de saber como está a minha saúde, num serviço rápido e gratuito. Ótima ação”, afirma José dos Santos, que trabalha no Ceasa. 

A Política Nacional da Saúde do Homem também foi discutida. “Destacamos, dentro da política, cinco eixos: o acesso e acolhimento do homem nos serviços da Rede da Saúde; a paternidade responsável; a saúde sexual e reprodutiva; a prevenção de violência e acidentes; e, por fim, as doenças crônicas não transmissíveis, pois o foco do Novembro Azul não é só o câncer de próstata, mas a saúde do homem como um todo”, explica a técnica da Saúde do Homem, Vanessa Barreto.

“É muito importante ações como esta porque, na maioria das vezes, nós, homens, relaxamos um pouco sobre as questões de saúde, e temos que aproveitar essas oportunidades. Já fiz os testes e estou aguardando o resultado”, comenta o usuário Robson Silva.

Informações da Agência de Notícias da Prefeitura de Aracaju

 

Leia mais:

Estudantes da Unit realizam ação educativa na UBS Roberto Paixão

 

Compartilhe: