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Saiba o passo a passo para a construção de um projeto pedagógico

O trabalho essencial para orientar as atividades de uma instituição de ensino exige do pedagogo o cumprimento de etapas e a superação de desafios

às 20h50
O projeto pedagógico de uma unidade de ensino deve observar atentamente a realidade dos educandos, para que todo o processo dialogue de forma eficaz (Pavel Danilyuk/Pexels)
O projeto pedagógico de uma unidade de ensino deve observar atentamente a realidade dos educandos, para que todo o processo dialogue de forma eficaz (Pavel Danilyuk/Pexels)
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Uma das etapas mais importantes no planejamento das atividades de uma instituição de ensino é a construção de seu projeto pedagógico, o que passa pelo cumprimento de etapas em seu processo de elaboração. A disciplina em seguir estas etapas está na ordem do dia do pedagogo para garantir a aplicabilidade de sucesso. 

Assim, a escolha do tema deve ser seguida atenciosamente pela justificativa, definição dos objetivos, metodologia, avaliação e cronograma das atividades a serem desenvolvidas. Realizados a curto e longo prazo, o projeto deve também dialogar com a realidade dos educandos, num alinhamento de motivações, objetivos e alcance dos resultados almejados.

“A melhor ferramenta a ser utilizada nesse processo é a capacidade dialógica da equipe escolar. Antes da elaboração de qualquer projeto pedagógico é fundamental que a equipe esteja alinhada e contribua de forma interdisciplinar no desenvolvimento do projeto. Os grupos focais são valiosos, pois permitem uma escuta das pautas importantes e dão ao professor embasamento no planejamento e desenvolvimento do projeto”, diz a coordenadora operacional do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes (Unit EaD), Catharine Prata Seixas.

Ela ainda ressalta o maior desafio para a construção de um projeto pedagógico: conciliar os objetivos dele com o interesse e com a realidade dos alunos, o que pode representar um diferencial importante na conquista de uma atuação de destaque no mercado de trabalho. “Certamente é elencar objetivos compatíveis de fato com o interesse dos alunos, mantendo a intencionalidade da proposta”, aponta Catharine. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

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