ESTUDE NA UNIT
MENU

Como reatar as relações pessoais desgastadas?

Uma das estratégias que a própria época oferece são as festividades natalinas; os jantares, as reuniões familiares e até mesmo as programações para o Réveillon

às 11h05
As festividades natalinas e jantares de virada de ano são boas estratégias para a reconstrução das amizades e relações pessoais (Nicole Michalou/Pexels)
Compartilhe:

As festividades de final de ano e o início de um novo período no calendário romano são momentos de ativar alguns gatilhos no que se refere às relações pessoais, familiares e amorosas. Afinal, é um bom momento para avaliar e resgatar aquela amizade ou mesmo reatar com a ex-namorada (ou ex-namorado)? A resposta somente pode ser encontrada pela própria pessoa, que deve analisar se vale a pena o restabelecimento de tais relações afetivas.

Segundo a professora e psicóloga Vanessa Ferreira, do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), as festividades natalinas, jantares e as programações festivas de virada de ano são estratégias que a própria época oferece. 

É o momento em que muitas famílias se reencontram para comemorarem juntas e até mesmo para fazerem planos futuros. E, consequentemente, alguns vínculos que poderiam não estar tão presentes, voltam a se restabelecer. Pensamentos em relação à vida que se almeja, de como foi o ano e de como espera que seja o ano a iniciar, faz com que muitas pessoas entrem nesse processo de reflexão e percebam que esses vínculos familiares precisam de atenção”, aponta.

Porém, ela também faz o alerta para que nessa avaliação das relações, de quem precisa deixar ir e quem deve permanecer, o importante é refletir sobre aquilo que o fará se sentir bem. 

“Esse momento de reflexão pode levar o indivíduo a pensar sobre os vínculos que não quer mais manter, por mais difíceis que sejam de ser desconstruídos; no sentido de avaliar o que ainda é saudável manter. E a questão de ser benéfico reatar esses vínculos/relações vai depender muito do ponto de vista de cada um, a partir do momento que essa pessoa avalia se é necessário, se é saudável manter ou restabelecer aquele determinado vínculo na sua vida, entendendo que alguns vínculos são mais significativos que outros”, diz Vanessa. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: