ESTUDE NA UNIT
MENU

5 destinos para suas férias em Sergipe

Em meio a um cenário natural de tirar o fôlego, Sergipe exibe seus monumentos históricos, prédios antigos e feiras tradicionais tornam as experiências dos seus visitantes

às 12h58
Tripadvisor
Tripadvisor
Tripadvisor
São Cristóvão-SE, Ago 2005 :: Convento de Santa Cruz. Vista geral do Conjunto de São Francisco :: foto anderson schneider/versor ::
Foto: Marcos Simanovic
Compartilhe:

As férias de final de ano estão chegando e muita gente ainda não sabe como aproveitar o tempo livre, e nem o destino de alguma viagem. Para ajudar os indecisos conheça 5 (cinco) destinos para se encantar pelas belas paisagens, praias paradisíacas e muita história em Sergipe. 

O estado é conhecido pelas praias de águas quentinhas e calmas, uma culinária rica e pela orla mais bonita do Brasil. Também se destaca por ser terra de um povo acolhedor e muito simpático. Confira alguns destinos encantadores para se apaixonar por Sergipe. 

1 – Lagoa Redonda – Pirambu

A poucos quilômetros de Aracaju, a Lagoa Redonda está situada no município de Pirambu é composta por dunas que se formaram com a ação do vento vindo da praia e formam uma lagoa de água límpida porém de aspecto avermelhado e uma temperatura agradável, haja visto que no verão a temperatura da areia das dunas é muito alta.

Nesse local paradisíaco os turistas podem conhecer o “Dunas Bar e Restaurante”, onde se servem pratos típicos da região. Se colocam até mesas no riacho onde você pode comer à vontade com a água em seus pés. Os mais dispostos podem subir as dunas de areia e contemplar as belas paisagens da lagoa. 

2 – Canindé de São Francisco

Canindé de São Francisco é um verdadeiro paraíso em meio ao sertão. Com muitas belezas naturais, histórias e uma cultura muito diversa, esse município é um destino cada vez mais obrigatório para quem deseja visitar o Nordeste. Localizado no extremo noroeste do estado de Sergipe a 215 km de Aracaju, serve como portal do Complexo Turístico de Xingó.

O rio São Francisco e o Cânion de Xingó é cartão de visitas da região e que projetou o município no mapa turístico do estado e do Brasil. A localidade tornou-se conhecida internacionalmente ao servir de cenário de novelas e minisséries. Um dos passeios mais bonitos de Sergipe é o de escuna ou catamarã pelo rio São Francisco. Embarcações levam ao miolo dos cânions e é possível ainda fazer stand up paddle ou rapel nos cânions.

Uma opção para os desbravadores é pernoitar na cidade e, no dia seguinte, conhecer o município de Piranhas, onde Lampião e sua turma de cangaceiros costumavam montar acampamento. O Museu de Arqueologia de Xingó da Universidade Federal de Sergipe (UFS), está localizado no município de Canindé do São Francisco, com a missão de pesquisar, preservar e expor o patrimônio arqueológico de Xingó. O acervo museológico da instituição é formado por mais de 50.000 peças e vestígios e está apresentado em uma exposição humanizada, na qual são destacadas todas as etapas de elaboração dos artefatos pré-históricos, compreendendo práticas humanas e procedimentos técnicos que o homem fez uso para se estabelecer na região.  

3 – Praia do Saco – Estância

A Praia do Saco, localizada no município de Estância, a 65 quilômetros da capital Aracaju. A praia é limpa e com mar tranquilo, enquanto os coqueiros completam o visual. Por perto ainda há restaurantes onde é possível comer frutos do mar ou comidinha caseira, além de barraquinhas comercializando artesanato e lembrancinhas.

Quem visita o local faz o famoso passeio de buggy nas dunas enquanto explora a praia. Além da Praia do Saco, a cidade de Estância conta com outros locais lindos que merecem ser visitados, como a Praia de Mangue Seco, a Praia Abaís e a Praia das Dunas. A Lagoa dos Tambaquis também não fica muito distante e, além do visual encantador, proporciona um contato inesquecível com os peixes.

4 – Brejo Grande 

A foz do rio São Francisco, que está no território do Baixo São Francisco e divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas, localizado no município de Brejo Grande fica a 137km de Aracaju. Brejo Grande é cenário de muitas belezas e privilegiado com ilhotas fluviais e uma rica diversidade da fauna e flora brasileira. 

Na sede municipal, no atracadouro, o turista pode fretar embarcações que vão desde catamarãs, veleiros e pequenas embarcações, neles inclusos serviços de bar e algumas comidinhas. O passeio proporciona um cenário desenhado por matas ciliares, contrastando com vegetação litorânea e dunas, em meio às águas doces e esverdeadas do Velho Chico. Um espetáculo natural singular de um dos principais destinos turístico sergipano: a foz do São Francisco.

5 – Cidades Históricas de São Cristóvão e Laranjeiras

São Cristóvão e Laranjeiras são duas das cidades históricas de Sergipe e têm muito a oferecer em termos de cultura, folclore, construções antigas e história. As duas cidades ficam próximas da capital, a menos de 30km, cerca de 30 minutos de carro para chegar. Elas são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

São Cristóvão é a quarta cidade mais antiga do país, por isso o destaque está nos prédios e suas construções barrocas do século XVIII. Já Laranjeiras tem uma cultura folclórica muito forte e estabelecida, trazendo também grandes estruturas arquitetônicas coloniais, com destaque para as igrejas. A religião nessas duas cidades é muito forte também. 

As cidades são uma excelente opção de passeio cultural e histórico. Em janeiro de 2023 será realizado o 48º Encontro Cultural de Laranjeiras, com shows de Alceu Valença, Marcia Felipe, Parangolé, Samy Show, Unha Pintada e apresentações de grupos culturais locais.

 

Com informações do Portal Infonet e Sergipe Turismo

 

Leia mais: Centro Histórico de Aracaju: tradição e diversidade 

Compartilhe: