ESTUDE NA UNIT
MENU

Pós-doutoranda da Unit recebe menção honrosa em congresso

A pós-doutoranda Thais Alves realiza pesquisa na Unit, sob a orientação da professora Dra. Patrícia Severino, em parceria com a UNISO.

às 13h41
A pós-doutoranda do PBI, Thais Alves.
A pós-doutoranda do PBI, Thais Alves.
Compartilhe:

A pós-doutoranda Thais Alves, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial da Universidade Tiradentes (Unit) recebeu menção honrosa no 6th ABCF Congress (6º Congresso da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas), em novembro, na cidade de Brasília-DF. O trabalho é realizado em parceria com a Universidade de Sorocaba (UNISO), em São Paulo, sob a orientação da professora doutora Patrícia Severino, do PBI.

“Apresentei no congresso os resultados obtidos durante o pós-doutorado. O trabalho cujo o títuloDense lamellar scaffold based on a colloidal complex of the polyaniline and biopolymers for electroactive stimulation of the myocadial [em português, ‘Scaffold lamelar denso baseado em um complexo coloidal de polianilina e biopolímeros para estimulação eletroativa do miocárdio’], foi premiado em primeiro lugar com menção honrosa na categoria ‘Nanotechnology’’, diz.

“Para mim, foi uma grande surpresa e satisfação em ter o trabalho reconhecido pela sociedade científica presente no evento”, afirma a pós-doutoranda.

Desde 2021, Thais atua como bolsista de pós-doutorado no PBI/Unit, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a orientação da professora doutora Patrícia Severino. “Neste projeto, foi possível dar continuidade nos estudos do desenvolvimento e caracterização de patches condutores, utilizando polianilina em sua composição, a fim de aumentar o sua potencial utilização na restauração da função cardíaca”, explica.

Trajetória

Thais é formada em farmácia pela UNISO. Desde a graduação, ela se dedica à pesquisa científica. “Produzi dispersões sólidas de ibuprofeno com a finalidade de melhorar a solubilidade e a taxa de dissolução, além de avaliar, ex vivo, sua permeação intestinal. Além do desenvolvimento e caraterização de hidrogéis e membranas poliméricas, para a veiculação de fármacos no tratamento de afecções bucais e cutâneas”, conta.

“Durante o mestrado, desenvolvi e caracterizei formulações termorresponsivas com propriedades bioadesivas, para a liberação de curcumina na cavidade vaginal. O desenvolvimento desse sistema visa uma estratégia terapêutica, utilizando um composto de origem natural (curcumina), para evitar as dificuldades encontradas no tratamento de mucosite vaginal, HPV, infecção bacteriana, entre outras doenças”, destaca ela.

Apoio

O amor pela pesquisa e apoio recebido fizeram com que ela seguisse na trilha da carreira como pesquisadora. “No doutorado, iniciei o trabalho de desenvolvimento e caracterização de patches (scaffolds) para regeneração do tecido cardíaco ou melhora na função cardíaca. Já que a engenharia de tecidos cardiovasculares é considerada uma terapia alternativa promissora para restaurar tanto a estrutura quanto a função de um coração infartado por meio da aplicação de um dispositivo biológico na área lesionada”, revela.

“Durante essa trajetória, já publiquei mais de 40 artigos científicos em revistas internacionais de alto impacto, além de capítulos de livros e patentes. Meus agradecimentos à minha família, ao professor doutor Marco Vinicius Chaud (UNISO), à professora doutora Patrícia Severino (UNIT) e colegas por todo o apoio e incentivo, e também à Universidade de Sorocaba e Universidade Tiradentes por abrirem as portas e me acolherem durante meu processo de desenvolvimento como pesquisadora”, conclui a pós-doutoranda.

 

Leia também: Conheça uma das pesquisadoras mais influentes do mundo

Compartilhe: