ESTUDE NA UNIT
MENU

O papel do AVA no ensino a distância e suas funcionalidades

O AVA tem o propósito de prover um ambiente adequado às necessidades dos alunos, com maior interação e aumento das redes de relacionamento.

às 18h33
Compartilhe:

Quem estuda na modalidade de Educação a Distância (EAD) já deve estar familiarizado com os benefícios e vantagens que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oferece. Entretanto, há sempre algo novo para ser descoberto dentro dessa plataforma que possibilita o aluno concluir o ensino superior sem perder a qualidade no aprendizado.

A Universidade Tiradentes (Unit), por exemplo, investe constantemente na plataforma para que os alunos usufruam de maneira prática e fácil, além de também trabalhar com ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência, isso porque a D2L, fornecedora do AVA da Unit, acredita que as tecnologias educacionais nunca devem limitar as oportunidades de aprendizagem. 

“O nosso AVA é, sem dúvida, uma poderosa plataforma educacional! É uma ferramenta essencial para os nossos alunos e colaboradores: simples e fácil de usar, acessível para todos em qualquer lugar, suporta integrações com outras plataformas como, por exemplo, o Google Drive”, conta o administrador de portal da Unit, Marcus Lemos.

Entender o funcionamento do AVA é imprescindível para escolher a instituição mais adequada para as necessidades de cada aluno. Tanto os que têm mais familiaridade com a tecnologia quanto aqueles que acham os espaços virtuais difíceis de acessar devem estar atentos às funcionalidades da plataforma, para não ter complicações.

O AVA, segundo Marcus, tornou-se indispensável para o sucesso do aluno, sem ele, em muitos casos, não teriam como entregar suas atividades ou ainda acessar conteúdos digitais de alta qualidade. “A plataforma fornece aprendizagem personalizada, oferece aprendizado interativo, cria um ambiente colaborativo, facilita o fornecimento de feedback significativo, seguro e confiável, possibilita análises que podem ajudar os gestores a tomar decisões, é um parceiro em inovação”, afirma.

Principais funcionalidades

Além do propósito de prover um ambiente mais adequado às necessidades atuais dos alunos, com maior interação e aumento das redes de relacionamento, de inúmeras funcionalidades, confira: 

  • Integração entre alunos e professores- Aqueles que não sabem como funciona o EAD geralmente imaginam que não há interação entre professores e alunos ou com os colegas de classe. Porém, os ambientes de aprendizagem virtual devem proporcionar um espaço para discussão, onde os alunos podem tirar dúvidas, trocar mensagens com os colegas e participar de discussões.
  • Avaliações virtuais- Alguns Cursos oferecidos na modalidade EAD exigem que as provas sejam feitas no polo presencial. Ainda assim, é mais comum que as avaliações sejam realizadas dentro do AVA. As questões são inseridas no ambiente virtual com um prazo de conclusão da prova. 
  • Experiência do usuário- Os envolvidos nesse processo não precisam conhecer todos os recursos tecnológicos necessários para estruturar ou assistir a uma aula. Por isso existem profissionais disponíveis dando a ajuda necessária para que o conteúdo seja entregue e estudado da melhor maneira. A troca de mensagens favorece a interação entre todos e é bem orientada, para que os objetivos pessoais, tanto de ensino e aprendizagem como de networking, possam ser alcançados.

Leia também: Cursos EAD que os personagens da série Wandinha escolheriam

Compartilhe: