ESTUDE NA UNIT
MENU

Principais competências do empreendedor moderno; saiba quais são

Para obter êxito na área de empreendedorismo é preciso trabalhar questões comportamentais, como a autoconfiança e planejamento

às 16h34
Compartilhe:

Diante da necessidade imposta pelo mercado, muitas profissões assumiram o caráter de empreendedor, construindo seu próprio negócio e gerando a sua própria renda, mas para quem deseja se aprofundar mais na área, é importante estar sempre se atualizando sobre o mercado.

Segundo a coordenadora do curso de Administração da Universidade Tiradentes (Unit), Ivânia Souto, geralmente quem atua nessa área busca algo em comum. “Uma pessoa que busca empreender em um tipo de jornada dessas, procura possibilidade de um futuro melhor. Ter um próprio negócio permite realizar objetivos de vida com mais autonomia, dentro dos parâmetros para conseguir gerir esforços de uma forma mais flexível, podendo selecionar de forma mais focada as tarefas e pessoas com as quais gostaria de trabalhar”, diz a coordenadora.

Embora a profissão de empreendedor seja bastante desafiadora, já que depende muito mais dele do que qualquer outra pessoa para que as coisas deem certo, esse profissional acaba desenvolvendo competências singulares que o destacam no mercado de trabalho. Algumas delas são:  

Persistência- Desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. O empreendedor não desiste diante de obstáculos, reavalia ou muda seus planos para superar objetivos, esforça-se além da média para atingir seus objetivos.

Comprometimento- Esta característica envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. O empreendedor mantém suas promessas, não importa quais sejam as adversidades.

Exigência de qualidade e eficiência- Disposição do empreendedor para fazer sempre mais e melhor. Ele tem a característica de melhorar continuamente seu negócio ou seus produtos, satisfaz e excede as expectativas dos clientes, cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade.

Estabelecimento de metas- Esta é a competência mais importante, porque nenhuma das outras vai funcionar sem ela. O empreendedor consegue estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto em longo como em curto prazo (com data pré-definida).

Independência e autoconfiança- O empreendedor desenvolve a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. Um empreendedor que é otimista e determinado, mesmo diante da oposição, transmite confiança na sua própria capacidade.

Graduação EAD para quem quer empreender

Áreas como Administração, Gestão de Negócios, Empreendedorismo Digital, Ciências Contábeis são alguns dos cursos para quem deseja empreender, o melhor é que todos eles são encontrados na Universidade Tiradentes no modelo de Educação a Distância (EAD), permitindo que o aluno consiga estudar ao mesmo tempo que coloca em prática o que aprendeu no seu próprio negócio.

“Em todos os cursos, temos a disciplina de empreendedorismo como opção para o aluno. Essa disciplina estimula as pessoas a empreenderem suas ideias, sejam elas abrir um negócio, criar um produto ou serviço, redesenhar processos.  Oferecemos ainda eventos temáticos sobre empreendedorismo: trilha de empreendedorismo e empregabilidade, empreendedorismo feminino, empreendedorismo jurídico, Hackathon (evento de soluções empreendedoras)”, destaca Ivânia.

A Unit também trabalha com a educação empreendedora em todos os cursos. Além dos cursos de Administração e dos cursos de Tecnologia em Gestão (Comercial, Marketing, Recursos Humanos e Logística) os cursos de Empreendedorismo Digital, Mídias Digitais e Fotografia permitem ao estudante acesso a conhecimentos que profissionalizam suas ações como empreendedor.

Leia também: Retrospectiva EAD 2022: novas conquistas, oportunidades e alta adesão

Compartilhe: