ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante de Medicina realiza pesquisa sobre prevalência de crises convulsivas

Prevalência de crises convulsivas em pacientes com covid-19 é tema de Iniciação Científica (IC) do aluno de medicina Diogo Costa Garção. 

às 20h31
Estudante de Medicina, Diogo Costa Garção
Estudante de Medicina, Diogo Costa Garção
Compartilhe:

A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os acadêmicos, desde cedo, em contato direto com a atividade científica. Formado em Fisioterapia e cursando Medicina na Universidade Tiradentes (Unit), Diogo Costa Garção, realizou uma pesquisa com o tema: “Prevalência de crises convulsivas em pacientes com covid-19: revisão sistemática de literatura e metanálise”.

Segundo Diogo, o objetivo da pesquisa é avaliar clinicamente os pacientes com doença de Parkinson. “Identificando os aspectos funcionais em diversos níveis de evolução da doença e a mecânica respiratória. Tal projeto contempla o universo da neurologia e pneumologia da Doença de Parkinson”, explica.

Os resultados da IC reforçam o comprometimento respiratório dos pacientes com a doença de Parkinson. “No entanto, o estudo apresenta a correlação das variáveis níveis de evolução da doença e pressões respiratórias, as quais se apresentaram de forma forte negativa, indicando que a partir do nível 2,5 de evolução da doença pela escala de Hoehn & Yahr comprometimentos respiratórios estão presentes nos pacientes”, destaca. 

Diogo que já está na sua segunda graduação pela Unit, conta que o interesse pelo tema surgiu diante da necessidade de identificar de forma rápida e objetiva o surgimento dos recorrentes comprometimentos respiratórios nos pacientes com doença de Parkinson. “É de extrema importância que profissionais da saúde tenham o conhecimento necessário a fim de identificar precocemente alterações na rotina clínica da neurologia”, comenta.

De acordo com o estudante, os dados coletados na IC são relevantes devido a possibilidade predizer a necessidade de atenção respiratória nos pacientes. “Por meio apenas da aplicação do questionário de incapacidade física é possível que os profissionais de saúde (médicos e fisioterapeutas) possam encaminhar seus pacientes, de forma precoce, aos especialistas em relação ao aparecimento de complicações respiratórias, que podem agravar as comorbidade dos doentes e levá-los ao óbito”, ressalta.

Cursando o 5º período, o futuro médico afirma que por meio da IC pôde se inserir em um projeto desenvolvido com ideias inéditas e inovadoras. “Sempre gostei de descobrir o funcionamento e doenças do sistema nervoso, esse trabalho pode expandir o conhecimento sobre a doença de Parkinson e irá enriquecer o cenário sobre a assistência dessa população, a qual, quando não assistida de forma adequada,  apresenta muitos comprometimentos funcionais podendo culminar no óbito precoce”, acrescenta.

O estudante pretende continuar realizando pesquisas durante a graduação. “O próximo passo é avaliar outros fatores que influenciam na dinâmica respiratória desses pacientes, como tratamento farmacológico, fisioterapêuticos e cirúrgicos. E a Unit propicia meios para execução do estudo por meio da Iniciação Científica”, revela Diogo.

 

Leia mais: Egressa de Medicina recebe Prêmio Ernesto Mendes de Incentivo à Pesquisa

Compartilhe: