ESTUDE NA UNIT
MENU

Semipresencial, híbrido ou 100% online? Saiba como escolher sua modalidade

Antes de escolher um curso na modalidade EAD, é importante saber diferenciar os tipos, isso porque mesmo que sejam a distância, eles são diferentes

às 15h28
Coordenadora do polo EAD da Unit em Glória, Josecleide Costa
Coordenadora do polo EAD da Unit em Glória, Josecleide Costa
Compartilhe:

O avanço tecnológico fez com que muitos âmbitos da vida se reinventassem diante das necessidades que foram surgindo ao longo do tempo, com a educação não foi diferente. Durante a pandemia foi perceptível a urgência em se adaptar ao meio digital e aderir ao ensino remoto, isso fez com que as pessoas começassem a enxergar a importância da modalidade de Educação a Distância (EAD), que muito antes da pandemia já vinha sendo uma ótima opção para quem busca flexibilidade e autonomia nos estudos.

Entretanto, o ensino a distância é versátil e atende a todos os gostos, desde aqueles que preferem estudar totalmente online a aqueles que optam por mesclar as aulas entre virtuais e presenciais. Dessa forma, é importante que o aluno compreenda os tipos de formato que o EAD oferece antes de escolher seu curso, que são: semipresencial, híbrido ou totalmente online.

A coordenadora do polo EAD da Universidade Tiradentes (Unit) em Nossa Senhora da Glória (SE), Josecleide Costa, conta que a melhor opção para o aluno depende do perfil. “O aluno que tem mais flexibilidade de horário e autonomia financeira vai escolher o híbrido por se tratar de estudar de três a quatro dias por semana presencialmente. Já aquele aluno que tem dificuldades de deslocamento, que trabalha, tem filhos e não consegue conciliar, ele tende a optar pelo online que dará a mesma qualidade de conhecimento com mais flexibilidade nos dias e horários para seus estudos”, destacou a coordenadora.

Além de dar maior liberdade ao aluno, o EAD surge como uma alternativa de conseguir ter um diploma de ensino superior, já que em muitos casos, os alunos desistem por falta de tempo ou dinheiro. “O EAD possibilita o ingresso a um ensino de qualidade para as pessoas tanto em relação aos preços acessíveis quanto para mediar o trabalho e atividades pessoais. Ou seja, a democratização do ensino a distância é sinônimo de possibilidades para todos”, enfatiza.

Mas, qual seria a melhor opção? Saiba como funciona cada um:

Semipresencial e híbrido:

O semipresencial funciona como uma fusão entre o online e o presencial. Isso acontece porque os cursos semipresenciais intercalam disciplinas nas duas modalidades, com momentos de aprendizagem feitos presencialmente e à distância. A frequência dos encontros presenciais é definida pelo professor da disciplina ou pela coordenação do curso, e as atividades, assim como as avaliações, são obrigatórias. 

Já o ensino híbrido permite que o aluno estude sozinho online ou em sala de aula interagindo com os colegas e com o professor. Na vida cotidiana, os alunos alternam suas vivências entre virtual e real, por isso a importância de estender essa realidade para as experiências acadêmicas, estimulando-os a desenvolver uma aprendizagem mais 

significativa e concreta e nada mais oportuno que mesclar aulas online e offline. 

100% online

Como o próprio nome já diz, as graduações na modalidade 100% online são baseadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ou seja, tanto as aulas quanto às demais demandas das disciplinas acontecem de forma totalmente virtual. Essa modalidade é ideal para os estudantes que não conseguem ter aulas presenciais na Universidade ou que precisam de uma maior flexibilidade para conciliar os estudos com a vida profissional. 

Unit EAD em Glória

Atualmente, no polo de Glória são oferecidas as modalidades semipresencial e online, nos cursos de Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Recursos Humanos, Serviço Social, Gestão Pública, Análise e Desenvolvimento de Sistema, Segurança Da Informação, Trade De Investimento, Marketing, entre outros.

“Temos o polo de apoio presencial para tratar as necessidades do aluno, bem como professores tutores presentes com formação e especializações. Temos uma estrutura com área de convivência, biblioteca, computadores chromebook com tecnologia de ponta e sem contar que o diploma é igual ao do presencial”, elencou a coordenadora.

Para ser um aluno EAD do polo de Glória basta acessar o link e lá terá acesso a todos os cursos disponíveis.

Leia também: É possível migrar do ensino presencial para o EAD? Entenda

 

Compartilhe: