ESTUDE NA UNIT
MENU

Dicas de como utilizar o 13º salário de maneira consciente

A coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Tiradentes (Unit), professora Flávia Karla Gonçalves, dá algumas formas de utilizar o 13º

às 15h24
Coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unit, Flávia Karla Gonçalves
Coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unit, Flávia Karla Gonçalves
Compartilhe:

No final de ano as pessoas ficam animados para receber o 13º salário. Em muitas empresas, o benefício é pago em duas parcelas: a primeira no final de novembro e a segunda em dezembro. Esse salário extra se não for utilizado de maneira inteligente, será um dinheiro desperdiçado.

A coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Tiradentes (Unit), professora Flávia Karla Gonçalves, dá algumas dicas de como usar o benefício de maneira inteligente. “As pessoas ficam aguardando o dinheiro cair na conta para gastar, mas é interessante dividir esse dinheiro em três partes. Primeiro separar 30% para pagar as dívidas, 30% para poder investir, e o restante pode ser usado para o lazer ou outra atividade que queira fazer”, comenta.

A professora também explica que anotar as dívidas e itens que deseja comprar é um bom método para organizar as finanças. “Janeiro já está às portas, e tem as despesas de início de ano como o IPVA, IPTU, matrícula da escola. Essas despesas são fora do orçamento habitual, então é necessário fazer o planejamento das finanças já em cima do 13º pra dar uma respirada e não iniciar o ano no vermelho”, ressalta

Outra dica dada pela coordenadora do NAF é fazer uma reserva de emergência com o dinheiro do benefício. “A gente aprendeu com a pandemia que nada é 100% certo, então é importante ter a consciência de tirar uma quantia do salário e reservar. Investir em uma conta para render juros e somente mexer nessa conta em casos de emergência ou até mesmo para realização de um sonho”, aponta. 

Para os trabalhadores informais, guardar dinheiro ao longo do ano garante que eles tenham o seu benefício no fim de ano. “Eu falo para os meus clientes que todo dinheiro que recebem eles devem tirar um valor e aplicar em uma conta. Esse dinheiro guardado vai rendendo e garantindo que no fim de ano tenham um dinheiro extra e curtam as festas sem passar janeiro no sufoco”, destaca. 

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal 

Para ser atendido no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), é necessário agendar previamente pelo telefone: (79) 3218-2325. Na consulta, o cidadão deverá apresentar a carteira de identidade, o CPF, carteira profissional e o carnês, se possuir.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unit funciona na Rua Lagarto, 253, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30.

 

Leia mais: Aprenda como calcular o 13º salário

 

Compartilhe: