ESTUDE NA UNIT
MENU

Ciências Contábeis: vale a pena fazer o curso a distância?

Quem escolhe esse curso superior sabe que precisa ter gosto por finanças e um raciocínio analítico apurado.

às 12h26
Professora, Flávia Karla Gonçalves
Professora, Flávia Karla Gonçalves
Compartilhe:

Em um país onde as empresas estão cada vez mais exigentes, um diploma de curso superior deixou de ser um diferencial e se tornou uma condição básica para quem busca por melhores condições de vida e oportunidades. No caso do egresso de Ciências Contábeis, as perspectivas podem ser ainda mais promissoras.

O profissional em Ciências Contábeis é muito importante para o bom funcionamento de uma empresa, pois é quem controla, por exemplo, registros de compras e vendas. Além de controlar também investimentos e aplicações, sendo o responsável pelas contas da companhia, verificando o registro e o controle das receitas, despesas e lucros.

De acordo com a professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Tiradentes (Unit), Flávia Karla Gonçalves, este é um segmento crescente e essencial para o funcionamento da empresa. “É notório que cada vez mais as empresas precisam de um contador atualizado na área, então a demanda é muito significativa, exemplo disso é que a maioria dos lotes de alunos já estão estagiando”, destaca a professora.

Embora seja uma área promissora, algumas pessoas acabam abrindo mão dessa oportunidade por conta do excesso de compromissos e é nesse momento que a Educação a Distância (EAD) se faz necessária, uma vez que ela dá oportunidade ao aluno de estudar onde, quando e no momento em que quiser, podendo conciliar estudos, trabalho e a vida corrida.

São várias as vantagens de um curso superior EAD, principalmente para quem tem uma rotina de trabalho complicada, filhos que demandam total atenção ou não querem perder tempo se deslocando até a faculdade. Nada de horários fixos já que são organizados de acordo com as necessidades do aluno para que possa conciliar estudos com outras atividades.

Plano de carreira e campo de atuação

A professora ainda conta que é possível criar um bom plano de carreira na área durante a graduação. “O aluno tem a possibilidade de fazer estágios em várias áreas e após terminar a faculdade ele será direcionado para área que mais se identifica. Além da faculdade oferecer um corpo docente qualificado que vai preparar o aluno para o mercado de trabalho e colocar em prática tudo que foi aprendido em sala de aula”, afirma. 

O mercado de trabalho para os contadores está bastante aquecido. Faltam profissionais qualificados para atender a demanda e o índice de empregabilidade é alto. É possível atuar em diferentes frentes, como as áreas tributária, financeira, recursos humanos, perícia contábil e escritórios de contabilidade. 

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que 93,87% dos profissionais de contabilidade estão empregados, sendo a contabilidade uma das dez profissões com a maior taxa de ocupação do país. 

Ciências Contábeis na Unit EAD

O curso de Ciências Contábeis EAD da Unit investe na plena formação do futuro contador, capacitando-o para atuar com desenvoltura e competência no mercado. Durante a graduação, o acadêmico ou a acadêmica terá acesso a questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras em âmbito nacional e internacional. Uma ampla gama de conhecimentos que formam profissionais polivalentes e preparados para enfrentar grandes desafios.

A grade curricular é completa e contempla os fundamentos da administração, matemática financeira aplicada, gestão sustentável e perícia contábil. Dentre as disciplinas que serão cursadas estão: Análise de Custos; Planejamento Tributário; Contabilidade de Custos; Perícia Contábil, entre outras.

Leia também: Não é só videoaula: EAD envolve vários recursos desde IA até WhatsApp

 

Compartilhe: