ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor Dr. Estélio Dantas receberá Título de Cidadão Sergipano

A homenagem é reconhecimento ao vasto currículo e trabalhos desempenhados no Estado de Sergipe, em especial na Universidade Tiradentes.

às 21h14
Professor Dr. Estélio Dantas
Professor Dr. Estélio Dantas
Compartilhe:

O professor do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) e coordenador do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH), doutor Estélio Henrique Martin Dantas, receberá o Título de Cidadania Sergipana. O projeto de Resolução nº 65/2022 é de autoria da deputada estadual Goretti Reis (PSD), aprovado pelos deputados estaduais na Sessão Extraordinária Mista realizada em novembro de 2022.

Estélio conta que o convite surgiu em setembro do ano passado quando a Deputada Goretti Reis, soube que a sua esposa, Karollyni Bastos Andrade Dantas, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA) da Unit, havia publicado um livro numa editora de Nova York (USA) e a homenageou por esse feito.

“Na ocasião conheci a Deputada, que se interessou por minha trajetória profissional e, em especial, sobre as conquistas que trouxe para Sergipe, tais como: congressos internacionais, prêmios e honrarias internacionais e projetos como o Masterfitts que atende a centenas de idosos Aracajuanos. Ela então me pediu um Memorial descritivo e, em dezembro, fui surpreendido com a homenagem”, relembra.

“Fico muito orgulhoso e agradecido pelo reconhecimento recebido. A emoção é muito grande, pois como disse Shakespeare: “Nosso elogio é o nosso salário”. Sem a Unit nada disso seria possível. Foi graças ao convite do Prof. Silvio Holanda, na época coordenador do curso de Educação Física, que dentre as distintas opções que tinha após minha aposentadoria como docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pude optar por conhecer essa terra maravilhosa que é Sergipe e ser recebido de braços abertos por essa grande família que é a Unit”, ressalta.

Para a deputada estadual Goretti Reis (PSD), é uma honra homenagear profissionais que escolhem Sergipe como sua casa e trabalham em prol do desenvolvimento social. “O professor doutor Estélio tem atuado de forma brilhante no quesito educação. Digo sempre que só através da educação conseguiremos mudar o mundo. Agora aguardamos a data para a entrega dessa honraria para mostrar a nossa gratidão pelo trabalho que ele vem exercendo em nosso estado”, diz a parlamentar.

Memorial Descritivo do professor Dr. Estélio Dantas

Após se aposentar como Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estélio havia decidido sair da cidade em busca de mais segurança e qualidade de vida. “Na ocasião, haviam três oportunidades em aberto: a NASA em Oak Ridge, o Saint Mary College em Londres e a Universidade Tiradentes em Aracaju. Devido a uma série de fatores, acabei escolhendo Aracaju e aqui cheguei em julho de 2014”, diz.

Em 2014, foi um dos idealizadores do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH). “Com a finalidade de incentivar as pesquisas na área de saúde. O LABIMH foi registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e até os dias de hoje já capacitou e acolheu 17 Doutores, 23 Mestres e 145 estudantes e graduados nas profissões da área da saúde”, ressalta.

Em 2015, com o apoio da Universidade Tiradentes, foi viabilizada a criação do Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde (CIAFIS), que vem se realizando anualmente. “Ao longo dos anos de realização, o CIAFIS trouxe a Aracaju, mais de 1.600 visitantes (de todos os estados Brasileiros e do exterior) inscritos entre os mais de 3.000 participantes do Congresso. Além disso, convidamos 96 cientistas de renome internacional e profissionais de destaque em suas respectivas áreas de atuação, que com a oportunidade de participar do Congresso, puderam conhecer o Estado de Sergipe e a cidade de Aracaju”, afirma. 

Ainda em 2015, o então Ministério do Esporte abriu um Edital para financiar pesquisas sobre a geração de políticas públicas e conjuntamente com pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe e do Instituto Federal de Sergipe. 

“Concorremos e fomos agraciados com as verbas que possibilitaram a criação do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer do Estado de Sergipe (CDPPEL/SE). Neste Centro o LABIMH desenvolve pesquisa sobre a Orientação da Vocação e Detecção do Talento Esportivo, investigação que associamos ao Sistema de Identificação e Desenvolvimento de Talentos Para o Esporte (SisDeTE), da Academia Brasileira de Treinadores, da Academia Olímpica Brasileira, do Comitê Olímpico Brasileiro, entidade da qual faço parte”, explica.

Em 2016 surgiu a oportunidade de criar dois Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, na Universidade Tiradentes: Fisiologia do Exercício/Treinamento Esportivo e Musculação e Personal Training. Com esta iniciativa, passou-se a oferecer em Aracaju uma opção de capacitação, que antes só estava disponível em outras cidades.

“Graças ao meu envolvimento com o Conselho Federal de Educação Física, juntamente com o prof. Gilson Dória, pudemos corrigir uma injustiça com o estado de Sergipe: não tínhamos um Conselho Regional de Educação Física. Todos os profissionais do Estado eram afiliados e fiscalizados pelo CREF 13, localizado em Salvador”, comenta.

Após diversos contatos políticos, logrou-se em 12 de dezembro de 2016, criar-se o Conselho Regional de Educação Física da 20ª Região, com sede em Aracaju e abrangência em todo o Estado de Sergipe.

Nesse tempo, Estélio trouxe figuras ilustres nos eventos realizados no estado. Exemplo disto foram as vindas de: em 2016  do Vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, professor doutor Ivaldo Brandão Vieira; em 2017 a visita do atual Ministro Chefe do GSI, Gen. Augusto Heleno Ribeiro Pereira e em 2018 a presença do Presidente da Società Internazionale di Posturologia, professor doutor Gianluca Bianco. 

“Ao longo destes anos, como decorrência de minha vida profissional tenho frequentemente proferido conferências, workshops e cursos em diversos estados Brasileiros e em diversos países do mundo, tais como: Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Estados Unidos da América, Portugal, Espanha, Itália e Jordânia. Em todas minhas conferências, utilizo um slide da cidade de Aracaju e outro da Universidade Tiradentes, convidando os assistentes a que nos venham conhecer”.

Em 2018, paralelamente ao CIAFIS, realizamos o XI World Congress of Human Motricity, o evento magno da International Network of Human Motricity, fato que transformou Aracaju, por quatro dias, na Capital Mundial da Motricidade Humana.

“Por todo o exposto, sou e serei eternamente grato à acolhida e à hospitalidade, com que fui acolhido pela cidade de Aracaju”, conclui.

 

Leia mais: Experiências extensionistas engajam estudantes em 2022

 

Compartilhe: