ESTUDE NA UNIT
MENU

Santos Reis: antiga celebração é herança da colonização portuguesa

No dia 6 de janeiro, a Igreja Católica celebra o dia de Santos Reis. No relato bíblico, São Mateus chama-os de ‘Magos’.

às 12h52
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

No dia 6 de janeiro, a Igreja Católica celebra o dia de Santos Reis. A antiga celebração popular é uma herança da colonização portuguesa e relembra a visita dos magos provenientes do Oriente, que visitaram Jesus no presépio após serem conduzidos por uma estrela. Eles ofereceram ouro, incenso e mirra como presentes ao recém-nascido. Este fato é narrado pelo evangelista Mateus, no Capítulo 2, versículos 1-12.

No relato bíblico, São Mateus chama-os apenas de “Magos”. Porém, esta palavra tinha vários significados. Designava a origem geográfica de pessoas da Pérsia. Por isso, provavelmente, os magos eram daquele país. Designava também pessoas da realeza. Por isso, acredita-se que eles eram reis. 

Por fim, ‘mago’ significava também o que chama-se hoje de ‘cientistas’, pois eles conheciam profundamente a matemática, a medicina, a astronomia – tanto que detectaram o aparecimento de uma nova estrela – a química e outras ciências já conhecidas na época. Tudo isso concorda com a tradição científica dos persas.

Folia de Santos Reis

Junto com a celebração litúrgica, as folias ou reisados enriquecem a comemoração do nascimento de Jesus e a sua manifestação entre os povos. As Folias de Reis são consideradas bens culturais imateriais da Igreja.  O grupo da folia de reis é formado pelo mestre ou embaixador, o contramestre, os três reis magos, os palhaços, os alferes e os foliões.

Ocorrem desfiles pelas ruas dos grupos dedicados ao festejo. Eles usam fantasias coloridas, personificando figuras bíblicas; tocam músicas típicas com diversos instrumentos (violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas, etc.) e dançam. As folias caminham de casa em casa, fazendas, vilas, bairros, convidando os fiéis a descobrirem a estrela da graça que leva a Deus como fizeram os Reis do Oriente. 

 

*Com informações de Cruz Terra Santa e CNBB

 

Leia também: A origem do Natal segundo a fé cristã

Compartilhe: