As festas de final de ano movimentam o mercado. A procura por produtos e serviços no Natal leva os consumidores às lojas, mas nem todos os produtos são vendidos. No Ano Novo e os lojistas aproveitam para liquidar os produtos que não foram vendidos. As liquidações de Ano Novo podem ser uma oportunidade de compra para o consumidor, mas é preciso prestar atenção nas condições.
O começo do ano, em janeiro e fevereiro, é tradicionalmente o primeiro momento para comprar artigos de vestuário com desconto, especialmente a partir da segunda quinzena de janeiro. Varejistas realizam liquidações com descontos chegando a 80%. Isso porque, diversas redes aproveitam o mês de janeiro, para realizar a semana de liquidação em seus estoques e trocar coleções. Além disso, trocar itens de mostruários.
Na compra de peças de vestuário, experimentar é fundamental. Eletrodomésticos e eletrônicos exigem o mesmo cuidado. Avalie o estado do produto, checando ainda na loja se o mesmo funciona, e se o número de peças e acessórios corresponde às informações da embalagem. Para produtos com pequenos defeitos, o consumidor deve exigir que a loja coloque na nota fiscal ou recibo os problemas apresentados de maneira detalhada.
Confira mais dicas:
1 – Faça uma lista
2 – Defina um limite de gastos
3 – Escolha os itens de que precisa
4 – Preste atenção nas garantias
*Com informações de Correio Braziliense, NetShare, Sefaz MT, CNN Brasil e Uol
Leia também: Direito de arrependimento: tratamento diferenciado garantido na compra online