ESTUDE NA UNIT
MENU

Volta às aulas podem causar ansiedade nos estudantes 

As aulas da Universidade Tiradentes (Unit) iniciam no dia 30 de janeiro para os veteranos e estudantes do curso de Medicina, e no dia 13 de fevereiro para os calouros. 

às 12h23
Arquivo Unit - Volta às aulas
Arquivo Unit - Volta às aulas
Compartilhe:

As aulas da Universidade Tiradentes (Unit) iniciam no dia 30 de janeiro para os veteranos e estudantes do curso de Medicina, e no dia 13 de fevereiro para os calouros. É normal ter ansiedade quando está começando um novo ciclo. Sair da escola, um local já familiar, a expectativa e empolgação para entrar em uma universidade pode ser um gatilho emocional para os jovens estudantes. 

Para acalmar os ânimos dos alunos que irão ingressar no ambiente acadêmico e dos veteranos, a professora do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit), doutora Ariane de Brito, dá dicas de como contornar essa situação de estresse. 

“A ansiedade é uma manifestação emocional natural, ou seja, todos nós temos e sentimentos ansiedade. Ela é fundamental pois nos prepara melhor para desafios futuros. A ansiedade se refere aqueles sentimentos de preocupação, medo e de antecipação de coisas que ainda estão para acontecer”, explica.

Ainda de acordo com a doutora em psicologia, é impossível deixar de sentir ansiedade, mas existem maneiras de contornar a situação. “A ansiedade e o medo passam a ser patológicos quando são exagerados, desproporcionais aos estímulos e quando  disso criar estratégias para aliviar a tensão da situação”, aponta.

De acordo com Ariane, os principais sintomas de ansiedade mais conhecidos são a taquicardia, sudorese, falta de ar, tremores, insônia, nervosismo, além de comportamentos evitativos. “Sair da zona de conforto pode ser assustador, mas conversar com pessoas que já passaram por essa situação, colegas ou até mesmo procurar contato com veteranos do curso que iria iniciar podem ser maneiras de buscar mais segurança para iniciar o novo ciclo”, comenta. 

A psicóloga deu algumas dicas para contornar essas situações. “Primeiro mantenha sempre hábitos saudáveis e tente reduzir fatores de estresse, principalmente nos momentos que antecedem grandes eventos. Segundo, procure controlar pensamentos negativos que possam surgir, e procure pensar sempre de forma positiva. terceiro, pratique sempre que possível técnicas de respiração. elas vão te ajudar a te manter mais tranquilo e focado no momento presente. e por fim, lembre-se de confiar em você. Uma pessoa confiante e confiante no seu potencial tem maior chance de se sair bem”, destaca.

 

Leia mais: Saiba as datas de retorno das aulas na Universidade Tiradentes

Compartilhe: