ESTUDE NA UNIT
MENU

Jornada Pedagógica reúne professores e colaboradores da Unit

A abertura da Jornada Pedagógica 2023.1 da Universidade Tiradentes (Unit) trouxe o tema “Aprendizagem ubíqua no ensino superior”  

às 17h00
Compartilhe:

Para começar o ano letivo com foco total na aprendizagem, a Universidade Tiradentes (Unit) participa  da Jornada Pedagógica 2023.1 do Grupo Tiradentes entre os dias 18 e 27 de janeiro. Durante esse período, temas estratégicos como a aprendizagem ubíqua no ensino superior, gestão de aprendizagem e planejamento serão abordados em oficinas e workshops.

O momento também é oportuno para introduzir o projeto INOVA Tiradentes. Para o vice-reitor, Jouberto Uchôa Júnior, a Jornada Pedagógica é a oportunidade de alinhamento com todos os núcleos da instituição. “A cada novo semestre nós temos esse momento de integração com os professores. Essa é uma grande oportunidade de trazer temas para uma discussão mais ampla, trazer palestrantes e construir o planejamento de todo o semestre. Neste ano, trouxemos o Projeto INOVA Tiradentes para que os alunos da Unit tenham a oportunidade de, desde o primeiro semestre, participar de projetos em empresas parceiras, que irão enriquecer o conhecimento prático e desenvolver habilidades para se destacar no mercado de trabalho”, destaca. 

Na  palestra de abertura da Jornada Pedagógica, a  aprendizagem ubíqua no ensino superior, ministrada pelo professor da Faculdade Multiversa, Ryon Braga, apresentou a aplicabilidade do Projeto Inova na Unit. “Esse Projeto vai colocar a Unit em posição de liderança no Ensino Superior em toda a região do nordeste e em todo o Brasil. A Universidade Tiradentes se propõe a trazer o que tem de melhor no ponto de vista de metodologia e avanços tecnológicos que existem hoje na educação, levando o aluno muito mais próximo ao mercado de trabalho, ao desenvolvimento profissional, no desenvolvimento de competências e habilidades emocionais necessárias não só para a sua vida profissional, mas também para a sua vida pessoal”, afirma. 

Para o coordenador operacional do curso de Direito de Aracaju, Vilobaldo Neto, esse evento promove atualização constante do professor. “A Jornada Pedagógica permite a invenção em metodologias de ensino e de aprendizagem diversas, permite ao professor estar conectado com outras áreas do saber científico. Isso com certeza traz um enriquecimento muito grande para a experiência acadêmica e profissional do professor, além de alguma forma trazer uma contribuição para o seu currículo”, destaca.

Jornada Pedagógica 2023.1

A gerente de avaliação, professora Michelline Roberta, explica que durante a Jornada Pedagógica  acontece simultaneamente para todas as unidades do Grupo Tiradentes, com programação própria. 

“A Jornada Pedagógica  abre o semestre letivo com atividades que atualizam e capacitam todo o corpo docente para as próximas atividades acadêmicas a serem desenvolvidas ao longo do semestre. As atividades se dividem em uma programação institucional, iniciando nesse semestre com a palestra do prof Ryon Braga e na sequência com a oferta de um grupo de oficinas que visam municiar os docentes com recursos metodológicos que fomentem práticas ativas de aprendizagem a serem aplicadas nos diferentes ambientes de aprendizagem”, comenta.

Além da programação institucional do Grupo Tiradentes, existe a  específica voltada para o planejamento das áreas, liderado pelos coordenadores de curso. “Neste momento é planejado o semestre letivo, semanas de curso, atividades acadêmicas de pesquisa e extensão e os projetos institucionais em que os cursos estejam vinculados. Nesse semestre, em especial, os cursos de Engenharia, Administração, Educação Física, Psicologia, Direito e Enfermagem terão um amplo processo de planejamento para as especificidades do Projeto Inova Tiradentes , sem perder de vista as demais necessidades”, ressalta.

“Desta forma, com uma programação que atende a várias frentes, consolidamos a formação continuada docente e mobilizamos a construção de práticas diferenciadas que atendam aos nossos estudantes e a aplicação de metodologias ativas que mobilizem divergentes experiências de aprendizagem”, conclui.

Para mais informações sobre a Jornada Acadêmica acesse o site.

 

Leia mais: Saiba as datas de retorno das aulas na Universidade Tiradentes

 

Compartilhe: