ESTUDE NA UNIT
MENU

Mobilidade Acadêmica: Unit recebe estudante colombiana

Nos próximos meses, Daniela Gomez Sanchez cursa disciplinas do curso de Educação Física como aluna internacional.

às 16h43
A estudante Daniela Sanchez e o coordenador Antenor Neto.
A estudante Daniela Sanchez e o coordenador Antenor Neto.
Equipe de relações institucionais recebe a aluna.
Compartilhe:

No primeiro semestre de 2023, a Universidade Tiradentes (Unit) recebe a aluna colombiana Daniela Gomez Sanchez. Proveniente da Universidad Santo Tomás, na Colômbia, ela é estudante do 8º período de educação física. Chega a Aracaju para realizar seis meses de mobilidade acadêmica internacional. 

“Eu já queria fazer intercâmbio há algum tempo. Então, depois da pandemia, procurei informações no site da minha universidade e encontrei a Unit como parceira. Como sempre gostei da cultura do Brasil, fiz o contato com o setor de Relações Internacionais da Unit e foi assim que vim”, conta a aluna

“As pessoas são muito amáveis comigo, os estudantes das minhas turmas tentam fazer com que eu entenda o que eles falam e os professores também. Falam comigo devagar para que eu possa entender. A minha adaptação está sendo difícil em relação ao clima, pois sou de uma cidade muito fria da Colômbia. Aqui é quente, mas estou gostando muito da experiência”, afirma.

Para ela, um dos diferenciais do curso de Educação Física é a estrutura física da Unit. “As instalações da universidade são muito grandes em comparação com a minha faculdade na Colômbia. Aqui também aprendemos sobre os esportes de praia, que lá não tenho por causa da localização da minha cidade. Então é muito gratificante para mim e importante para a minha formação como preparadora física”, diz Daniela.

“Essa experiência é muito gratificante também para a minha formação pessoal. Eu nunca tinha morado só, então, é muito bom para que eu possa me tornar independente. As minhas expectativas depois do intercâmbio é concluir meu curso e fazer mestrado onde conseguir uma bolsa ou aqui ou em outro país”, conclui.

Segundo o coordenador operacional dos cursos da Saúde da Unit, MSc Antenor de  Oliveira Silva Neto, receber alunos de outros países cria uma rede de trocas produtiva. “O intercâmbio desenvolve habilidades para além de um novo idioma. Quando o aluno passa a viver em um outro país, aprende sobre a cultura local, desenvolve tomada de decisão e competências para a vida, além dos conteúdos do curso”, destaca.

“E quando ela traz a cultura do seu próprio país e do processo de formação do profissional da educação física no seu próprio país, agrega muito não só aos alunos mas também à instituição. Por isso a Unit mantém as práticas de internacionalização ativas. Temos um trânsito de estudantes e o curso de Educação Física tem um histórico de internacionalização. Já tivemos alunos que foram para a Espanha e Coreia do Sul, por exemplo. O curso está mais do que preparado”, conclui Antenor.

 

Leia também: “O intercâmbio mudou a minha vida”, diz egresso de Gastronomia.

Compartilhe: