É notório como a tecnologia tem revolucionado diversas áreas, incluindo a área da educação. O Ensino a Distância (EAD) é a maior prova disso. Um modelo prático, democrático, que permite o aluno estudar de qualquer lugar a qualquer hora sem perder a qualidade, graças à internet e aos avanços constantes da tecnologia.
À medida que o EAD cresce, novas metodologias são criadas para continuar atendendo as necessidades e demandas dos alunos das novas gerações. Uma dessas metodologias ativas é a sala de aula invertida, uma abordagem na qual o método tradicional de ensino é invertido, ou seja, o aluno que atuava apenas como um absorvedor de conteúdo assume o papel de protagonista do seu aprendizado.
“Nessa metodologia, o aluno recebe responsabilidades no processo de construção do conhecimento, uma vez que os conteúdos das disciplinas devem ser estudados com antecedência, isto é, antes de frequentar a aula, enquanto que em sala de aula são realizadas atividades práticas como a resolução de estudos de casos, elaboração de projetos, discussões em grupos, sob a orientação de um professor” explica a professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Romy Gleyse Chagas Barros.
Segundo Romy, este método contribui para a aprendizagem dos alunos justamente por torná-lo protagonista do seu próprio aprendizado, o que possibilita que o aluno tenha um processo de aprendizagem personalizado, já que ele possui autonomia para administrar seu tempo de estudo, assim como selecionar a melhor forma de assimilar o conteúdo.
“Devido a essa característica de flexibilidade, o método possibilita a promoção de debates mais produtivos, através da aplicação dos conceitos teóricos em atividades reais e práticas, potencializando o aprendizado”, destaca.
Vantagens e exemplos de sala de aula invertida
A sala de aula invertida pode ter um excelente resultado, se aliado com outras metodologias ativas que também já são conhecidas entre os estudantes. “Algumas das metodologias que casam com a sala de aula invertida são a gameficação, o storytelling, cineducation, estudos de caso, por exemplo”, citou.
Já as vantagens, são inúmeras, confira:
- A adoção da linguagem do estudante, conectado às novas tecnologias
- O auxílio àqueles que têm dificuldades de aprendizado (já que as ferramentas possibilitam uma melhor adequação do aluno ao conteúdo exposto)
- Ajuda a alunos que não têm possibilidade de estar presentes em todas as aulas (que porventura trabalham ou têm dificuldades de locomoção até a instituição de ensino)
- Aumentar a interatividade entre professores e alunos (já que o estudante tem a aula como uma forma de esclarecimento e não somente de absorção de conteúdos).
Como aplicar no EAD
O método, de acordo com a professora tutora, é uma excelente ferramenta para ser aplicada na modalidade a distância. “O EAD possibilita que o aluno utilize o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) fornecido pela instituição e dos métodos online para assimilar o conteúdo ao passo em que possui o apoio do professor para sanar eventuais dúvidas e outras questões”, enfatiza.
Além disso, as aulas podem ser acessadas em quaisquer locais e horários pelo aluno, oferecendo total flexibilidade. A otimização do tempo de aprendizado também é outra vantagem da sala de aula invertida, uma vez que dados importantes são coletados ao longo do curso, promovendo uma assimilação de conteúdo mais colaborativa e maximizando o aproveitamento das aulas.
O método permite e amplia as possibilidades de inovação na busca pelo conhecimento, aumenta a oportunidade de interação e abre uma gama de chances para absorver e engajar a pessoa ao conhecimento, seja ele aluno ou professor.
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