ESTUDE NA UNIT
MENU

Motivos para o aluno EAD não trancar a faculdade

Durante a graduação, obstáculos podem aparecer. Entretanto, adiar a formação do ensino superior pode acarretar alguns problemas para o aluno; confira alguns deles

às 12h43
Compartilhe:

Começar um curso no ensino superior é uma fase de muita importância para a carreira, porém, manter a constância nos estudos pode ser difícil para alguns alunos por conta da rotina intensa, fazendo com que leve a desistência. 

Para a professora e tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Dilza Mélo, existem inúmeros fatores que fazem os alunos desistirem da graduação, dentre eles está a falta de planejamento, além de ser clara a diferença daqueles que se organizam para aqueles que não buscam essa organização.

“Percebo essa ausência de planejamento em alunos que são iniciantes, alguns apenas vem, e não permanecem. Os que perseveram na jornada de uma graduação são os que planejaram essa trilha diante do objetivo claro que trazem consigo de serem profissionais melhores, se destacarem no mercado e na própria vida a partir da aquisição de determinado conhecimento que não é estático e sim contínuo na área que escolheram”, destaca.

Dilza ainda pontua que antes de iniciar a graduação é necessário que o aluno faça algumas perguntas a si mesmo. “O que eu quero? Quando será? Como eu quero? O quanto eu quero? Como será? Quanto vai custar, no âmbito financeiro e na minha dedicação de tempo? Quando o desejo que temos por algo é claro e nós decidimos alcançá-lo, suportamos todo e qualquer como, já a ausência do planejamento pode tornar o sonho frágil e inalcançável”, enfatiza a professora.

Por que não interromper o curso?

São incontáveis as desvantagens em interromper a graduação, a professora cita as principais. “O maior prejuízo de um trancamento é o investimento realizado, o tempo que não volta mais, a pausa que por hora pode parecer um descanso, mas também um atraso na jornada de construção de carreira. Perde-se literalmente a conexão, até reiniciar o processo, tudo se torna mais exigente, correndo-se ainda o risco de cair no comodismo e não concluir o que foi iniciado”, pontua.

Um dos grandes motivos para não trancar a faculdade é que a formação em um curso superior faz diferença no currículo na hora de buscar oportunidades no mercado de trabalho. O diploma oferece mais portas a serem abertas para conseguir um bom emprego que pode gerar uma boa remuneração. 

“Por isso a importância de se dedicar a uma reflexão e elaborar um plano em relação ao sonho, definir o que se deseja e o que será feito para alcançá-lo é algo primordial. A clareza do objetivo pessoal, a determinação de se tornar uma pessoa qualificada com habilidades necessárias para atuar no mercado de trabalho sendo protagonista da história pessoal e também da sociedade”, elenca.

Contribuição do formato EAD

Como alguns dos motivos em decidir trancar a faculdade são questões financeiras e rotina intensa que muitos estudantes têm, a Educação a Distância (EAD) se torna uma solução, já que as mensalidades são mais baixas e conta com flexibilidade de horário para os estudos, já que a maioria dos materiais e aulas são feitas de forma online, oferecendo mais comodidade e economia.

“O formato da EAD possibilita ao aluno a liberdade com responsabilidade que resulta em autonomia, autogestão, dinamismo, pró atividade, a busca pelo conhecimento e solução de forma autônoma, todas estas e outras habilidades são as mais buscadas em pessoas no mercado de trabalho”, reitera Dilza.

Iniciar uma graduação demanda organização, dedicação e tempo, afinal, é um curso que irá preparar o aluno para a vida profissional na área escolhida. Quando há um empecilho no caminho até a chegada do diploma e a decisão de trancar a faculdade aparece como uma opção, é necessário recalcular a rota para que ela não aconteça.

Leia também: Sala de aula invertida: o que é e como aplicar no EAD

Compartilhe: