ESTUDE NA UNIT
MENU

Risos contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável

O riso beneficia a saúde física e mental, e influencia no ambiente de trabalho, ajudando na produtividade e criatividade.

às 12h52
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Quem nunca se perguntou se existe receita para uma vida mais feliz? Certamente quem descobrir será milionário. Mas, uma coisa é certa: quem ri por último ou primeiro, vive mais e melhor. O riso está associado a inúmeros benefícios para a saúde física e mental. No ambiente de trabalho, o bom humor ajuda na produtividade, estimula a criatividade e cria laços entre os colegas.

A professora do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit), Msc. Flávia Nascimento, explica que rir melhora o humor diminuindo a intensidade do estresse físico e emocional. “Aquela boa gargalhada de doer a barriga, pode melhorar seu bem-estar através do aumento da liberação de hormônios como dopamina, serotonina e endorfina. Essa mudança pode gerar uma sensação de alívio da dor e relaxamento remetendo sensações de prazer e felicidade, que podem perdurar por até 45 minutos”, diz.

“As endorfinas liberadas auxiliam na atuação da melhora do sistema imunológico, aumentando a produção de células de defesa no organismo, além disso, como a frequência cardíaca aumenta, o sistema cardiovascular também é melhorado colaborando tanto com o seu corpo quanto no auxílio na melhoria da saúde”, explica Flávia. Além disso, o riso promove a queima de calorias, melhora a qualidade do sono, fortalece o abdômen, e melhora a respiração e a digestão. 

O riso não ajuda somente nas funções orgânicas e cognitivas, ele é um agente de conexão entre as pessoas. “O riso é contagiante, mesmo quando estamos concentrados ou de mau humor. Aquela boa gargalhada do colega do corredor, nos consegue tirar ao menos aquele sorrisinho de canto, disfarçado, mesmo sem querer, e quando se percebe o humor já ‘caiu nas graças’”,  assegura a professora.

Risos no ambiente de trabalho

No ambiente de trabalho, o riso e o bom humor também têm influência. “A presença do riso pode auxiliar no desenvolvimento e produtividade dos colaboradores, pois como provoca a redução do stress, estimula a criatividade, proatividade, disponibilidade para o trabalho em equipe e induz a criação de laços com outras pessoas. Como diz a boa e velha piada ‘rir é o melhor remédio’”, comenta.

“Rir sozinho é bom, mas rir em grupo é ainda melhor. O simples ato de sorrir pode provocar mais empatia e confiança nas pessoas ao seu redor e pode ajudar a resolver conflitos com mais leveza e resiliência; alivia as tensões do ambiente corporativo. Ou seja, rir faz bem pro corpo, para alma e pro trabalho. E o melhor de tudo: é de graça! Então aproveite agora para dar aquela boa gargalhada”, sugere a professora.

 

Leia também: Como equilibrar as rotinas de estudo, trabalho e lazer?

Compartilhe: