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Storytelling no EAD: como funciona essa metodologia ativa

A técnica já é muito utilizada na área de publicidade, em treinamentos corporativos e até em sessões musicais especiais

às 13h55
Foto: Freepik
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Quando se fala em aulas online, é de fundamental importância que o professor tutor do Ensino a Distância (EAD) tenha domínio das tecnologias educacionais e exercite a criatividade para manter os alunos cada vez mais engajados durante a graduação. Um dos métodos de fazer isso é por meio de metodologias ativas, como o storytelling, por exemplo.

O storytelling, de acordo com a professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Romy Barros é uma metodologia ativa que visa à resolução de problemas associados à prática profissional através da narração de uma história. 

“Essa metodologia ativa pode ser aplicada em atividades presenciais que terão um professor como mediador, assim como também através de uma construção coletiva com recursos da própria plataforma do EAD, onde os alunos podem ajudar ativamente no desenvolvimento do enredo”, explica.

É uma das formas mais antigas formas de passar conhecimento, que evoluiu até chegar aos romances escritos. A técnica já é muito utilizada na área de publicidade, em treinamentos corporativos e até em sessões musicais especiais, em que o artista conta histórias das canções antes de interpretá-las. Entretanto, começou a ganhar mais espaço na educação, principalmente no EAD.

Histórias narradas, segundo Romy, ativam a imaginação e atingem o lado emocional. Dessa forma, geram significados que perduram na memória. Na educação, o storytelling pode ser usado para ensinar e demonstrar, além de desenvolver a imaginação e a capacidade de interpretação dos alunos. 

Contribuição para o EAD

Como definição, histórias carregam experiências anteriores, vividas com drama, conflito, começo, meio e fim. Assemelham-se, dessa forma, com a vida real. Muitas vezes, são espelho também da vida de quem as ouve. “É uma ferramenta capaz de compartilhar o conhecimento, por meio da narrativa de fatos reais, onde os alunos desenvolvem competências como argumentação, criatividade, colaboração e empatia”, destaca.

Essa vivência que encontra reflexo na narrativa contada transmite significado à aprendizagem, ou seja, os alunos compreendem o conteúdo como algo vivo, possível e concreto. A lembrança ocorre com mais frequência, o que faz solidificar o conteúdo transmitido em aula.

Ou seja, essa metodologia ativa permite intertextualidade entre disciplinas ou temas, onde o professor tutor pode inserir em determinada história outras que se apoiam no contexto ou que ajudam a explicar o foco daquela aula. Dessa forma, ele reforça outros conteúdos e faz com que o aluno revise automaticamente aulas passadas. São as chamadas subtramas.

O recurso de contar histórias faz com que os alunos se sintam mais à vontade. Promovendo mais integração e troca de conhecimento, e a aula ganhará em dinâmica. “A importância da aplicação dessas inovações no ensino a distância advém da necessidade de atualização do modelo de ensino, que possibilita que os alunos através de atividades interativas, aprendam e se desenvolvam de modo colaborativo”, enfatiza Romy.

A professora tutora ainda ressalta que o uso de metodologias ativas como o storytelling trazem resultado mais eficaz no desenvolvimento e aprendizado do aluno, ao contrário das aulas convencionais. 

“As aulas tradicionais, com o aluno participando de modo passivo, costumam ser desmotivadoras e pouco contribuem para o processo de aprendizagem. Já a aplicação de metodologias ativas centra-se no ensino aprendizagem do aluno, gerando o desenvolvimento de competências para a vida profissional e pessoal, interdisciplinaridade e se focando na geração de ideias, conhecimento e reflexão em detrimento a memorização e reprodução de conhecimentos”, infere.

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