ESTUDE NA UNIT
MENU

Medicina: um legado de família

A estudante do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), Eduarda Eguchi, conta um pouco sobre o legado da família

às 11h00
Eduarda e seus pais
Eduarda e seus pais
Eduarda e doutora Itana
Eduarda, doutora Itana e as professoras Isabela e Adriana
Compartilhe:

Muitas famílias compartilham o amor por preferências que têm em comum. Esse é o caso da estudante do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit),  Eduarda Eguchi de Andrade Souza. 

A estudante conta que tudo começou pelos seus avós. “Eles se conheceram na residência de pediatria em São Paulo. Minha avó, a pediatra Itana Maria De Araujo Eguchi, sendo natural da Bahia, e meu avô pediatra e médico do trabalho, Djalma Satoru Eguchi, natural de Belém, saíram das suas cidades para estudar e acabaram se encontrando por lá”, diz.

A história de amor pela Medicina que iniciou pelos seus avós, também contagiou seus pais. “Meus pais, a  pediatra e médica do tráfego, Tatiana de Araujo Eguchi, e o médico do tráfego e clínico Felipe Alves de Andrade Souza, se formaram em Fisioterapia antes da Medicina. E quando foram fazer medicina no interior do Rio de Janeiro. Nessa época eu era pequena, tinha apenas quatro anos. Até eles se estabilizarem por lá passei meses longe deles.Eu cresci na faculdade com eles. Ia para as aulas, estava imersa na rotina. E na hora de escolher o curso foi isso que me influenciou”, relembra.

Ter feito parte da rotina de estudos dos seus pais fez com que Eduarda escolhesse seguir pelo mesmo caminho, mas dessa vez sendo estudante. “Iniciei o curso de Medicina esse ano. Cresci nesse ambiente, então via meus pais estudando, ouvi histórias de meu avô, de como ele conheceu a irmã Dulce durante seus anos de trabalho. Minha avó contava como era a rotina dela. Desde criança participei de simpósios, atividades de liga, coisas da faculdade dos meus pais. Isso foi muito importante na hora de escolher a profissão que eu me identificasse”, conta. 

“Eu gostaria de seguir a parte de medicina forense, médica legista como minha dinda. Eu acho empolgante no futuro poder trabalhar com eles, conversar como colegas de profissão. Meus pais falam que o plano é irmos para o interior e cada um trabalhar na sua área com a tranquilidade de morar mais afastado das grandes cidades”, conclui.

A doutora Itana Eguchi, conta orgulhosa que em dezembro de 2022, ela e seu esposo fizeram 50 anos de formado em Medicina. O legado passou para os filhos, e agora para sua neta. “A nossa história com a Medicina virou também a história da nossa família. E a Eduarda foi criada nesse ambiente só de médico, e resolveu também fazer medicina. Ela falou que iria  cursar na Unit e fui com ela conhecer o campus. A Universidade é maravilhosa. Não tem nada igual aqui em Salvador. Com uma área imensa, com tudo que há disponível, o acolhimento dos professores. Tudo muito lindo. Nós ficamos encantadas. Quando ela passou no vestibular e  disse que iria, no início tive receio dela ir sozinha. Mas a Eduarda tem muita determinação. E com o nosso apoio tenho certeza que ela vai se destacar nessa profissão”, afirma.

Durante a Semana de Recepção dos Calouros do Curso de Medicina e aula ministrada ‘Descobrindo o PBL – Apresentação para os pais’, realizada em janeiro, a Coordenadora Operacional do Curso de Medicina, professora Isabela Avelar, teve a oportunidade de conhecer a história da família Eguchi. Ela conta que foi gratificante saber que a Unit faz parte dessa história.  

“Tivemos a enorme satisfação de conhecer a médica Itana Maria de Araujo Eguchi, pediatra renomada com 50 anos de profissão graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública de Salvador (EBMSP). Ela estava radiante ao acompanhar sua neta Eduarda, nossa caloura do curso de Medicina. Um legado familiar de continuação do amor pela Medicina onde a Unit fará parte desta linda história “, pontua.

 

Leia mais: Esposa de Maguila visita Universidade Tiradentes

Compartilhe: