ESTUDE NA UNIT
MENU

Audiovisual sergipano ganha destaque em festivais nos EUA

O filme “Imã de Geladeira” foi exibido no 19º Festival de Cinema Negro de Seattle e no 38º Festival de Cinema Latino de Chicago

às 12h37
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Compartilhe:

O audiovisual sergipano tem ganhado destaque pelas suas produções. Em 2022, o filme “Ímã de Geladeira” de Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo, foi apresentado ao mundo na programação de dois festivais estadunidenses. Gravado e inspirado no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, o filme foi exibido no 19º Festival de Cinema Negro de Seattle e no 38º Festival de Cinema Latino de Chicago.

Desde janeiro de 2022 a produção circula no Brasil em eventos como a Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, e o Festival Visões Periféricas, no Rio de Janeiro. No início deste mês a população aracajuana teve a oportunidade de assisti-lo na 7ª Mostra de Cinema Negro de Sergipe (EGBÉ).

A produção ‘Ímã de Geladeira’ é um curta-metragem de ficção que transita entre os gêneros cinematográficos terror e fantasia para narrar a vida de um jovem casal preto que vive numa periferia sergipana. Com uma narrativa afro-surrealista, o curta discorre sobre a violentação aos corpos negros e periféricos e sua espetacularização pelos meios de comunicação de massa. 

Único filme sergipano desta edição do evento sudestino, “Ímã de Geladeira” faz uma importante demarcação racial em um espaço tradicionalmente ocupado por maioria branca, como grande parte das mostras de cinema do Brasil. A presença de dois diretores negros com um filme gravado na periferia do menor estado do país diz muito sobre o próprio tema da mostra: cinema em transição. Assista ao trailer no YouTube.

A Pelada

Outra produção audiovisual gravada em Sergipe que ganhou destaque é o filme “A Pelada”. O filme belgo-brasileiro, do gênero comédia, dirigido por Damien Chemin, com Produção de Arte do renomado produtor Elvacir Luiz, que ganhou o mundo com essa produção. 

Protagonizado por Kika Farias (Sandra), Bruno Pêgo (Caio), Tuca Andrada (Gilvan) e Karen Junqueira (Luana), o filme gravado em Aracaju conta a história de um casal que percebe estar em crise, já que ele, apesar de mulherengo, não dá atenção à esposa. Insatisfeita, ela propõe novas formas de apimentar a relação.

O filme está disponível nos canais Telecine e Netflix. Confira o trailer no Youtube.

 

Leia mais: Egresso é animador em uma das maiores empresas de entretenimento do mundo

Compartilhe: