Equipamentos cruciais para as áreas de obstetrícia e ginecologia foram destinados pela Universidade Tiradentes (Unit) ao Hospital Amparo de Maria (HAM), situado no município de Estância, no último dia 17. A iniciativa é fruto de parceria entre as instituições em busca de melhoria no atendimento à população da região por meio da modernização do hospital.
Para o vice-reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa Júnior, essa ação faz parte de uma parceria que Instituição de Ensino Superior possui com toda estrutura da Saúde de Estância. “Quando o curso de Medicina da Unit chegou ao município, não só levou desenvolvimento na área da Saúde para a região, beneficiando a população, como também estabeleceu uma série de parcerias em instituições que contribuem com a formação dos futuros profissionais da Medicina, como é o caso do Hospital Amparo de Maria, que passa por um momento de reestruturação com uma gestão muito competente de Max Carvalho, grande parceiro”, pontua Uchôa Júnior.
De acordo com o pró-reitor Administrativo e Financeiro da Unit, Felipe Lima, foram 200 mil reais em equipamentos novos. “Vai ser fundamental no planejamento estratégico do Hospital Amparo de Maria, uma entidade sem fins lucrativos que está com planos de ampliação para atender cada vez mais e melhor à população. Os equipamentos vão dar um up na qualidade de atendimento que o HAM já faz”, considera Felipe Lima.
O diretor do HAM, Max Carvalho, avalia a parceria como fundamental. “Principalmente no que diz respeito ao processo de modernização do nosso parque tecnológico e, por consequência, na garantia de um atendimento mais qualificado, seguro e eficaz aos usuários do SUS. Além de otimizar o aperfeiçoamento dos profissionais e qualificação acadêmica de estudantes de Medicina diante do programa de Residência Médica da Unit, realizado na Maternidade do Amparo de Maria desde 2022”, pondera. “Toda destinação converge com nossa necessidade, trazendo aperfeiçoamento para nosso parque tecnológico e maior comodidade aos pacientes”, reforça o diretor.
Os equipamentos serão destinados a consultórios ginecológicos do Hospital e para a maternidade “Inclusive, entre todas as maternidades, a Amparo de Maria é a que desponta no parto humanizado, inclusive nos indicadores de realização de parto normal bem condizente no que preconiza o Ministério da Saúde”, finaliza Max Carvalho.
Residências Médicas
Estância recebe o primeiro programa de Residências Médicas da Unit em Sergipe, ofertando os cursos de Residência em Clínica Médica e em Ginecologia e Obstetrícia desde 2022. O curso de Residência em Medicina da Família tem duração de dois anos, já o curso de Ginecologia e Obstetrícia tem duração de três anos, sendo três residentes por cada área de atuação.
Leia mais: