Gerenciar o tempo dos estudos para conciliar com outros afazeres diários é uma das vantagens que levam muitos estudantes a buscarem por cursos de Educação a Distância (EAD). Os cursos oferecidos nessa modalidade são ideais para quem sabe se organizar e tem disciplina para acompanhar os conteúdos em casa.
Entretanto, estudar sozinho, às vezes pode ser um pouco cansativo e, por isso, é importante contar com a ajuda da tecnologia e aderir algumas ferramentas e aplicativos para tornar o EAD mais leve, confira alguns deles:
Todoist – O aplicativo é ideal para quem busca recursos para organizar tarefas e lembrar de prazos. Ele oferece a possibilidade de escolher as tarefas com níveis de prioridade. Além do mais, permite interação com outras ferramentas como: Google Calendar, Gmail, Slack, Amazon Alexa e entre outros.
Estudaqui– A ferramenta permite que o usuário construa ciclos de estudo personalizados que levam em consideração as necessidades e os objetivos pessoais do estudante.
Agenda do Estudante– Para quem tem dificuldade de realizar e entregar tarefas dentro do prazo, este aplicativo é fundamental. Informações sobre provas, horários de aulas, trabalhos e compromissos são armazenadas nele, que também possui recursos de alarmes e notificações de eventos para não esquecer de cumpri-las.
Easy Study – Este aplicativo serve para otimizar o tempo de estudo, ele permite definir um planejamento para evitar que o estudante acumule conteúdos. Entre as várias funções, oferece também um histórico com a quantidade de horas dedicada aos assuntos estudados, notificações sobre as matérias que ainda faltam ser estudadas, lembretes, metas, assistente de revisões e muito mais.
Pomodoro Timer– Com esse aplicativo é possível cronometrar um tempo para desenvolver as atividades. Quando a contagem finalizar, o app envia uma notificação para você fazer uma pausa. É possível também criar uma lista de tarefas e receber relatórios diários e semanais para controlar a sua produtividade.
A importância em se organizar
De acordo com a professora da Universidade Tiradentes (Unit), doutora Ana Cláudia Mota, estudar é o requisito principal para ter sucesso na vida acadêmica e até mesmo profissional, afinal, quem se destaca é quem mais se dedica e mostra que tem conhecimento sobre a área que escolheu para atuar.
“Estudar para se obter sucesso na carreira, independentemente do que se almeja fazer é fundamental. É uma construção que é preciso ter, uma organização de estudo e estratégias claras. Afinal de contas, o que o aluno pretende fazer da vida e onde chegar? Então, estudar é elemento basilar fundamental, porque não existe a sorte, mesmo que ela faça parte do processo, é preciso investir em conhecimento”, ressalta.
A professora ainda destaca que sem a organização nos estudos, o aluno não conseguirá atingir os seus objetivos de maneira eficaz. “Na vida existem várias esferas que o aluno precisa dar conta e se dedicar, e o estudo é uma delas. Porque estudar é investir na qualificação para se tornar um profissional diferenciado. Portanto, é preciso pensar e estabelecer estratégia de estudos, de organização do tempo”, enfatiza Ana Cláudia.
Leia também: O que faz um administrador? Conheça a vasta área de atuação