ESTUDE NA UNIT
MENU



A relação entre práticas pedagógicas e o professor tutor EAD

A tecnologia influenciou de forma decisiva para uma reavaliação da relação entre prática pedagógica no EAD

às 20h13
Supervisor de tutoria EAD da Unit, Jonas de Jesus Souza
Supervisor de tutoria EAD da Unit, Jonas de Jesus Souza
Compartilhe:

É notório a forma como as novas tecnologias afetaram diretamente a atuação dos professores e tutores tanto em aulas presenciais como na Educação a Distância (EAD).  Com a adoção de meios digitais, disponibilidade de acesso a informações e infinitas possibilidades de aprender, o aluno passa a ser protagonista do próprio ensino, e, como isso, o professor passa a reforçar esse protagonismo por meio de algumas metodologias.

Desta forma, o papel do professor tutor é fundamental por mediar questionamentos e provocar ideias, ao contrário de deter todo o conhecimento e repassar aos seus alunos. Ou seja, questionar passa a ser algo de extrema importância na relação entre a prática pedagógica realizada pelo professor tutor.

O supervisor de tutoria EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Jonas de Jesus Souza, define práticas pedagógicas como um conjunto de instrumentos metodológicos de orientação pedagógica que é usado pelos professores durante a sua formação como um guia real e prático, trazendo para o professor tutor capacidades, competências e habilidades que poderão garantir qualidade no processo de ensino e aprendizagem em qualquer modalidade. 

“Pensando em modelos interativos no EAD destacam-se o uso de algumas práticas que buscam traduzir ideias ou objetivos pedagógicos em situações de aprendizagem mediadas por dispositivos tecnológicos (tablets, celulares e computadores) e por Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA”, explica.

Práticas pedagógicas e tecnologia

A relação entre prática pedagógica e EAD passa pelo desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias e novos conceitos de transmissão do conhecimento e formas de aprender. Para estabelecer uma relação diferente dos modelos tradicionais foi necessária a evolução de conceito de educadores, com saberes e práticas pedagógicas adaptadas à nova realidade.  

Jonas aponta que uma das principais vantagens citadas pelos professores no uso da tecnologia em sala de aula presencial é a possibilidade de captar a atenção e engajar os alunos nas práticas pedagógicas. Para tanto, essa mudança para o professor é a possibilidade de transformar uma aula estática e expositiva em uma prática mais dinâmica, utilizando as Metodologias Ativas. 

“No cenário educacional atual em que estamos, o uso das tecnologias são recursos que precisam estar inseridas no cotidiano acadêmico, sua utilização como ferramenta de ensino e como instrumento de apoio às disciplinas e aos conteúdos lecionados torna-se indispensável, pois desperta o interesse nos alunos e estimulam o desenvolvimento dos processos do ensino e aprendizagem”, exemplifica.

Ter uma preparação tecnológica avançada, de acordo com Jonas, é uma habilidade básica para conviver com as inovações de aprendizagem. “Ter a capacidade de domínio sobre um ambiente de troca de conhecimentos em ambientes remotos, exercer uma relação social com os alunos de uma forma mais democrática e saber gerir conflitos, além da necessidade em conhecer práticas básicas na formação do aluno e práticas de gerenciamento educacional, e principalmente conhecer as diversas metodologias que existem no universo do EAD”, aponta.

Jonas ainda enfatiza que embora o professor presencial tenha mais facilidade na comunicação com os alunos, visto que estão em um mesmo espaço físico, deixando a aula dinâmica, o professor tutor necessita utilizar recursos digitais para ter o mesmo resultado da dinâmica em uma sala virtual, e para isso o tutor necessita ter criatividade para fazer que aluno tenha a mesma dedicação em uma sala virtual, pois alunos e professores tutores estão em espaço físicos diferentes. 

“Em resumo, podemos afirmar que quase nenhuma diferença, ambos são figuras principais e são responsáveis pelo processo de ensino aprendizagem do aluno, o que diferencia são as metodologias utilizadas ao repassar o conteúdo para os alunos. O professor tutor atua como mediador, facilitador, incentivador e investigador do conhecimento, da própria prática e da aprendizagem no coletivo e/ou na particularidade de cada aluno”, elenca Jonas.

Leia também: EAD para idosos: conheça as vantagens que a modalidade oferece

Compartilhe: