Ao elaborar um currículo é importante que ele seja funcional e esteja de acordo com o perfil da empresa que está oferecendo a vaga. Muitos possuem dúvidas de como montá-lo de forma que seja atrativo para os empregadores, principalmente aqueles que ainda não terminaram a graduação, seja ela presencial ou na modalidade de Educação a Distância (EAD).
De acordo com a gerente acadêmica EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Karen Sasaki, a primeira coisa que precisa de atenção na hora de criar um currículo é o que será colocado no cabeçalho.
“É importante evitar colocar RG ou CPF e lembrar de colocar os contatos como, e-mail e telefone para contato. São informações que não podem faltar. Na formação acadêmica é necessário indicar que está em andamento e incluir algumas iniciativas que foram adotadas durante a formação, por exemplo, participação em eventos, atividade de monitoria e até mesmo trabalhos realizados em disciplinas”, orienta.
Informações necessárias
Além do cabeçalho, é importante estar atento em outras questões, como:
Formação acadêmica: A formação acadêmica é parte essencial na elaboração do currículo, algumas vagas inclusive, exigem algum tipo de formação como pré-requisito. Organize as informações em ordem cronológica, das mais recentes para as mais antigas.
Coloque em cada item, data de início e finalização dos cursos e ainda, se você é estudante, indique o mês previsto para conclusão. Por exemplo: Mestrado em Comunicação – Universidade Tiradentes (Unit) de Aracaju- Se – 2023 – em curso.
Em hipótese alguma, deve-se colocar no currículo uma formação que não tenha ou que não faça diferença para a atividade que irá exercer. Além disso, não é necessário colocar qual a modalidade que está cursando, pois não faz diferença para o mercado de trabalho.
Experiência profissional: Nesta parte, entram as experiências profissionais mais recentes e relevantes para a área em que irá atuar. É recomendável colocar no máximo cinco experiências para que o currículo não fique muito longo. Assim como na formação acadêmica, organize as experiências em ordem cronológica, das mais recentes para as mais antigas.
Idiomas e cursos complementares: Especifique o idioma que domina e o grau de proficiência falada e escrita: básico, intermediário, avançado ou mesmo fluente. É importante também incluir os cursos complementares – de extensão, técnicos e participação em eventos – apenas se eles forem relevantes para a vaga, bastando colocar título, instituição, local e data de quando foi feito, por exemplo.
Na Unit, por exemplo, existe uma atividade avaliativa chamada Produção de Aprendizagem Significativa (PAS) que o aluno realiza semanalmente, onde no final precisa entregar um produto.
“O aluno de Marketing, por exemplo, em uma das atividades precisa fazer um plano de comunicação. Esse plano de comunicação é um produto relevante que pode ser colocado no currículo mencionando que está apto para elaborá-lo. São atributos que podem se tornar diferenciais para o determinado nicho que vai se candidatar”, exemplifica Karen.
Diferenciais do aluno EAD para o mercado
Quem estuda a distância ainda pode aproveitar algumas habilidades para se destacar entre os concorrentes, que de acordo com Karen, são fundamentais para uma empresa.
“Eu sempre digo que quem se forma em um curso EAD sai com diferenciais como responsabilidade, cumprimento de prazo, habilidade digitais que não necessariamente os alunos do presencial sabem. Habilidades até mesmo colaborativas colocadas em prática em fóruns de discussões que existem nos ambientes virtuais de aprendizagem. Ou seja, concluir um curso a distância é para os fortes, porque é muito desafiador, exige muita disciplina, responsabilidade, e vontade”, infere.
Leia também: Cursos de Tecnologia: conheça as habilidades mais promissoras