ESTUDE NA UNIT
MENU

Câncer é a primeira causa de morte prematura no mundo

Em 2020, foram registrados 19,3 milhões de casos novos de câncer no mundo. A incidência entre crianças e adolescentes é grande.

às 11h41
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo, figurando como uma das principais causas de morte. Na maioria dos países, a doença corresponde à primeira ou à segunda causa de morte prematura, antes dos 70 anos. Um em cada cinco indivíduos sofrerão neoplasias durante a vida.

Em 2020, foram registrados 19,3 milhões de casos novos no mundo. O câncer de mama feminina é o mais incidente, atingindo 2,3 milhões de pessoas; seguido pelo de pulmão, com 2,2 milhões; cólon e reto, com 1,9 milhão; próstata, com 1,4 milhão; e pele não melanoma, com 1,2 milhão de novos casos.

Para o Brasil, a estimativa para o triênio de 2023 a 2025 aponta para o diagnóstico de 704 mil casos novos, 483 mil se excluídos os casos de câncer de pele não melanoma. Este é estimado como o mais incidente, com 220 mil casos novos.

As taxas de incidência dependem da capacidade de diagnóstico dos casos de câncer, que, por sua vez, está relacionada à adequação, ao acesso e à utilização dos serviços de diagnóstico.

Câncer infantojuvenil

A incidência na faixa etária infantojuvenil também vem aumentando ao longo dos anos. A doença já é a primeira causa de morte por doença em crianças e a segunda causa de óbito em geral, atrás somente de acidentes. A cada ano do triênio, ocorrerão 7.930 novos casos da doença em jovens de 0 a 19 anos de idade.

Diferentemente do câncer do adulto, o infantojuvenil é predominantemente de natureza embrionária e, geralmente, afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Entre os tipos mais comuns estão leucemia, linfoma e tumores do sistema nervoso central. 

 

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (Inca)

 

Leia também: Avanço na medicina diagnóstica contribui para o tratamento precoce do câncer

Compartilhe: