ESTUDE NA UNIT
MENU

Classificação do ProUni 2023-1 obedecerá a ordem de prioridades

Inscrições da seleção para bolsas em instituições privadas de ensino superior terminam nesta sexta, 3; candidato ao ProUni pode consultar classificação prévia

às 13h15
Os candidatos aprovados no ProUni serão convocados pelas instituições escolhidas em duas chamadas: nos dias 7 e 21 de março (Arquivo/Agência Brasil)
Os candidatos aprovados no ProUni serão convocados pelas instituições escolhidas em duas chamadas: nos dias 7 e 21 de março (Arquivo/Agência Brasil)
Compartilhe:

As inscrições para o ProUni 2023-1 (Programa Universidade para Todos) terminam às 23h59 desta sexta-feira, 3 e podem ser feitas gratuitamente no Portal Acesso Único, do Ministério da Educação (MEC). Ele seleciona alunos para bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Ao todo, são 288.112 bolsas, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais. Dessas vagas, 1.437 semestre, sendo 438 vagas na Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) e 750 na modalidade de Ensino à Distância (Unit EaD). 

O estudante que for fazer a inscrição poderá ter acesso a sua classificação parcial, um ranqueamento comparativo que mostra a posição do estudante em relação aos concorrentes diretos em cada curso, antes do encerramento da inscrição. A divulgação dessa classificação, que seria uma prévia do resultado final, substitui a chamada “nota de corte”, que deixou de ser divulgada desde a última edição do ProUni. 

A classificação final do ProUni se baseia na nota que o candidato obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021 ou de 2022, que deve ser acima de 450 pontos e que não zeraram a redação. Ela também obedecerá a uma ordem de prioridade, que, de acordo com o Ministério da Educação, está definida da seguinte forma: 

1) Professor da rede pública de ensino (apenas para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica).
2) Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública.
3) Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição.
4) Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição ou não de bolsista.
5) Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral.
6)  Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.

Além de ter tirado nota acima de 450 pontos no Enem e de ter cursado o ensino médio com ou sem a condição de bolsista, o candidato à bolsa do ProUni deve estar dentro da renda familiar de até três salários mínimos por pessoa (no caso das bolsas parciais) ou de até 1,5 salário mínimo por pessoa (para as bolsas integrais). Pessoas com deficiência e as que se autodeclaram pardas, pretas ou indígenas podem concorrer pelos sistemas de cotas e ações afirmativas. 

Resultados

A primeira chamada da seleção do ProUni 2023-1 será divulgada na terça, 7 de março, e a segunda chamada sairá no dia 21. Após os resultados, os pré-aprovados para a bolsa escolhida terão um prazo de nove dias para apresentar documentos e comprovar as informações prestadas durante a inscrição.

Para outras informações, acesse o site especial do ProUni (http://www.fslf.edu.br/prouni) ou entre em contato com a Central de Atendimento (0800-729-2100).

Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do MEC

Compartilhe: