ESTUDE NA UNIT
MENU

Experiente no Sistema S assume presidência do ITP

Paulo do Eirado Filho assume a presidência do ITP, onde diversas atividades dos programas de pós-graduação Stricto sensu da Unit são realizadas.

às 15h13
Paulo Eirado é o novo presidente do ITP, situado no campus Aracaju Farolândia
Paulo Eirado é o novo presidente do ITP, situado no campus Aracaju Farolândia
Compartilhe:

Ampliar a divulgação científica que o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) realiza dentro da Universidade Tiradentes (Unit), em busca de fortalecer os programas de pós-graduação Stricto sensu da Unit, é uma das agendas encabeçadas pelo novo presidente do ITP, Paulo do Eirado Filho. Ele assumiu a gestão do ITP no último dia 16, em substituição ao professor doutor Diego Menezes, que imprimiu excelência no período em que esteve à frente do Instituto desde março de 2016.

O vice-reitor da Unit e vice-presidente do ITP, professor Jouberto Uchôa Junior, explica que o professor doutor Diego Menezes a partir de agora focará seus esforços nas ações da pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade. “Ele estava acumulando as funções de pró-reitor e de presidente do ITP, atendendo a um chamado nosso em um momento de mudanças do Grupo Tiradentes. E como são situações em que consomem muito o líder, entendemos que era o momento de estabelecer mais foco à gestão tanto do ITP, quanto da pró-reitoria”. 

“Professor Diego está conosco há sete anos, e ao longo desse período, deu continuidade a um projeto importante e estratégico para a Universidade Tiradentes que é o ITP. Ao longo desse tempo, com sua equipe, se destacou pela forma transparente com que gerenciou o Instituto, de maneira muito comprometida e parceria, atraindo outros entes que atuam na mesma área exatamente pela sua forma leve de tratar as pessoas de conduzir os processos e ficamos muito felizes com todo o seu apoio e contribuição”, reconhece Uchôa Junior.

Sobre a chegada de Paulo Eirado ao ITP, ele acredita que será oportuno. “Convidamos Paulo Eirado, que é uma pessoa muito conhecida no estado de Sergipe, por sua larga experiência, além de sua forma leve de tratar e se relacionar com todos. Ficamos muito felizes com sua chegada e daremos todo apoio para que possa continuar com as melhores práticas de gestão e que o ITP possa continuar estratégico no cenário da pesquisa na região Nordeste, abrindo novas frentes. Porque o gestor que chega traz consigo uma experiência importante, dando uma contribuição no processo”, avalia o vice-reitor da Unit e vice-presidente do ITP, professor Jouberto Uchôa Junior.

Chegada ao ITP

A estrutura e leque de serviços ofertados pelo ITP impressionam até os mais experientes no quesito inovação, como o novo presidente do Instituto, Paulo Eirado. “A gente se surpreende ao chegar no ITP: por sua grandeza, por todo seu legado científico, trabalho e investimentos já realizados. O ITP é muito tímido, precisamos impulsioná-lo mais, diante de todo potencial de suas instalações e a capacidade de articulação possui, seja com o setor produtivo, com o governo ou diretamente com a Unit no sentido de manter todo Stricto sensu caminhando e sustentando os pré-requisitos para a universidade ser o organismo que é hoje. Tudo isso aumenta ainda mais nossa responsabilidade e me sinto muito feliz e honrado por estar aqui hoje.”, revela Eirado.

Diversas atividades dos programas de pós-graduação Stricto sensu da Unit são realizadas em parceria com o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), que provê laboratórios e ampla infraestrutura para pesquisa. “O ITP hoje está entre os 16 maiores institutos de pesquisa em patentes junto ao INPI [Instituto Nacional da Propriedade Industrial], tem diversas pesquisas na área da saúde, química e petróleo, além da área de alimentos. São pesquisadores experientes de renome que dão suporte inclusive aos nossos mestrados e doutorados na Universidade Tiradentes”, completa Uchôa Junior.

A relação interinstitucional entre a Unit e o ITP é um pilar prioritário para a gestão das instituições ligadas ao Grupo Tiradentes. “Além de buscar novos mercados, mantendo um equilíbrio entre o acadêmico, aproveitando da pesquisa e transformando em geração de valor, vamos atuar para transformar todo esse trabalho de pesquisa e potencial de capital humano incrível que tem aqui no ITP em produção de patentes, soluções mercadológicas e sociais. Certamente existem demandas imensas de que às vezes faltam encontrar um ofertante. Então é nesse sentido que pretendo conhecer mais aqui para saber que produtos e serviços podemos transformar em algo que beneficie a sociedade”, aponta Paulo Eirado.

O ITP é uma instituição fundamental no tripé universitário da Unit. “Todas as áreas do ensino, pesquisa e extensão são igualmente importantes e precisam estar integradas. Visualizo uma necessidade do próprio ITP se projetar mais dentro da universidade, sensibilizar os alunos da graduação no sentido de entenderem que a carreira acadêmica, por meio do Stricto sensu da Unit. Afinal, é um caminho muito interessante para se manter atualizado e diferenciar seus currículos. Esse é um trabalho que devemos fazer. Mas o ITP tem que ir além da esfera acadêmica, ampliando o atendimento tecnológico ao mercado, setor produtivo e indústrias em busca da sustentabilidade que faz parte do desafio e da gestão de um Instituto como este”, avalia o novo presidente do ITP, professor Paulo do Eirado. 

Esse movimento não se restringirá ao mapa político de Sergipe. “Buscaremos outras fronteiras, outros espaços, ampliando o acesso para pensar na área de influência de outros estados, buscando outros parceiros, convênios e serviços para serem prestados”, completa.

Paulo Eirado

Natural da Bahia, radicado em Aracaju há mais de 30 anos, Paulo Eirado sempre se dedicou a projetar assuntos educacionais, tecnológicos e de empreendedorismo em Sergipe. Formado em Pedagogia nas primeiras turmas da Faculdade São Luís de França, fez especialização em Pedagogia Empresarial mas é a Pedagogia Waldorf sua eterna paixão. 

Pedagogo, especialista em Pedagogia Empresarial, com experiência na gestão de entidades do Sistema “S”; em gestão de projetos, gestão de ONGs, gestão pública, além de empresário no setor de tecnologia na educação e administrador de empresa produtora de carvão vegetal a partir de manejo ecológico em mata nativa no Piauí.

Foi diretor administrativo financeiro do Sebrae Sergipe entre 2003 e 2008. Em seguida, foi diretor regional do Senac de 2009 a 2018 e voltou ao Sebrae em 2019, onde ficou até 2022, dessa vez como diretor superintendente, um total de 20 anos no Sistema S.

É membro fundador da Academia Sergipana de Educação, ocupante nº 31; é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação (GEPIED/UFS/CNPq); integra a Comissão de Produtores Orgânicos de Sergipe; é membro titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município de Aracaju; do Conselho Estadual de PPPs; do Fórum Estadual de Turismo; do Fórum Municipal de Turismo de Aracaju; e do Conselho de Administração do Sergipetec. 

Presidiu o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI); fundou o Comitê para Democratização da Informática em Sergipe; fundou a Associação Junior Achievement em Sergipe; foi vice-presidente do Conselho Superior do Movimento Competitivo de Sergipe; foi membro suplente do Conselho de Administração da FUNDAT. E em 2015, recebeu o Título de Cidadão Aracajuano. 

ITP

Criado em 1998 sem fins lucrativos pelo Grupo Tiradentes, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) foi uma resposta às demandas por estrutura apropriada ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente, ele possui 22 laboratórios e mais de 500 projetos junto a diferentes instituições de fomento à pesquisa e à inovação no país, contribuindo para o crescimento da Região Nordeste e atuando em diversas áreas do conhecimento, através do desenvolvimento da pesquisa e da inovação. 

O ITP mantém parcerias com diversos órgãos públicos e privados, Instituições de Ensino Superior (IES), redes estratégicas de pesquisa, instituições científicas e tecnológicas nacionais e internacionais e, sobretudo, com empresas como Banco do Nordeste, Embrapa, Finep, Funasa, Petrobras, Galp e Suape Energia. Ele tem ainda outras grandes empresas de diversos segmentos em sua cartela de clientes.

Para a comunidade externa, o ITP presta serviço no setor de alimentos, tanto para o desenvolvimento de novos produtos para a indústria quanto para verificar a qualidade dos alimentos produzidos e comercializados; de meio ambiente, com a realização de estudos na área ambiental; análises histopatológicas; gestão de projetos; análises físico-químicas para caracterização de petróleos; e também nas áreas de solos e pavimentação.

Outro aspecto de acentuada projeção do ITP é a inovação. O Instituto possui 146 patentes, além de registros de software e marcas, configurando, atualmente, como um dos principais centros de inovação do país, de acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

 

Leia mais:

 Laboratórios do ITP contribuem para crescimento do Nordeste

Compartilhe: