Nesta terça-feira, 7, o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa de Mendonça, fez a posse do Dr. José Gilton Pinto Garcia na Academia Sergipana de Educação (ASE). O novo acadêmico passa a ocupar a cadeira número 24 do sodalício. A solenidade aconteceu no auditório no bloco G, do campus Farolândia, em Aracaju.
A saudação do novo confrade ficou a cargo do reitor da Unit, professor Uchôa. “O Dr. Gilton Garcia tem uma história belíssima em nosso estado. Filho de um ex-governador e que nunca se beneficiou pela posição do pai. Na vida dele teve uma série de conquistas como advogado, conselheiro, deputado… Para a gente é uma glória recebê-lo para dar posse ao novo título como acadêmico”, diz o reitor.
Para o novo acadêmico do sodalício, é um momento de grande felicidade. “O reitor Uchôa é meu amigo de longa data. Eu vindo tomar posse na Academia Sergipana de Educação não poderia escolher uma pessoa melhor para me saudar do que ele. E fiz questão da solenidade ser na Unit, que é um marco de luta, persistência e vitória na educação”, afirma Garcia.
Segundo o presidente da ASE, Jorge Carvalho, Gilton é um nome que marca a cultura sergipana. “Todos o reconhecem como líder político. Foi deputado estadual, presidiu a Assembleia Legislativa de Sergipe, teve o mandato cassado na ditadura militar, depois recuperou os direitos políticos e foi deputado federal e governador do estado do Amapá. O que poucos lembram é que ele dedicou mais de 30 anos a ser professor da Universidade Federal de Sergipe e formou várias gerações de operadores do Direito”, comenta.
O historiador e Dr. em sociologia, Igor Salmeron, destaca o que a posse do novo acadêmico representa: “é um evento que demarca decisões importantes que caracterizam a fundação e história da ASE. Então, ele está de parabéns por engrandecer e deixar a sua marca de ética, honestidade e honradez, e demarca o antes e o depois da educação no estado de Sergipe”.
Leia também: Jouberto Uchôa de Mendonça é empossado membro da Academia Sergipana de Educação