ESTUDE NA UNIT
MENU

Paimi promove vivência em comemoração ao Dia das Mulheres

As idosas do Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (PAIMI) participaram de uma Oficina de Cuidados com o Feminino

às 18h37
Compartilhe:

Em comemoração ao Dia das Mulheres, o Programa de Assistência Integral à Melhor Idade (PAIMI) promove uma tarde terapêutica para que as idosas pudessem compartilhar suas vivências e participar de uma palestra sobre terapia integrativa voltada para o feminino. 

A terapeuta e educadora popular, Rose Fonseca, trouxe para a vivência uma Oficina de Cuidados. Ela explica que essa metodologia de terapia faz parte das Práticas Integrativas Complementares de Saúde (PICS) que é uma política pública já institucionalizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Minha proposta é trabalhar nessa oficina em especial para tratar de acolhimento, de resgate e da autoestima. Ela tem uma iniciação que é um acolhimento e é uma forma de apresentação para trazer consciência para o momento, o  aqui e agora. Essa é a oportunidade para a pessoa se apresentar e falar o que está trazendo e o que é levar desse momento. É a partir desse vínculo que se cria no grupo que partimos  para um momento de acolhimento mútuo entre elas. E finalizamos com uma meditação guiada para trazer relaxamento”, explica. 

A professora do curso de Nutrição, Sandra Maia e a professora do curso de Farmácia, Kathilyn Pinheiro, também participaram do evento junto com os alunos que estão estagiando no PAIMI. Para elas, ações como essas são muito importantes para a integração dos alunos com as idosas atendidas no Programa.

“O curso de Nutrição e Farmácia tem uma parceria que foi firmada desde o semestre passado e tem dado muito certo. Uma conexão bacana. Então nos reunimos para realizar uma tarde de descontração, mas também a oportunidade da palestrante dar algumas dicas sobre a questão da saúde, autocuidado e valorização da mulher”, ressalta a professora Sandra Maia.

“Esse momento é para que as idosas possam confraternizar, trocar experiências e se divertir. Os alunos estão aqui para se aproximarem delas. Para que eles possam criar vínculos com elas, porque através desse contato elas vão se sentir mais confortáveis, mais próximas deles, e assim, os atendimentos serão mais completos porque elas vão estar mais confiantes na relação com eles”, afirma a professora Kathilyn Pinheiro.

Para a estudante do curso de Nutrição, Jessica Gabriela, a ação é uma boa oportunidade de aproximação entre os voluntários e as idosas. “Isso é muito importante porque aprendemos a atuar no atendimento mais humanizado. A Nutrição não é só técnica, mas uma troca de experiência. Da mesma forma que preparamos atendimentos para atender as demandas delas, elas nos ensinam coisas que somente pessoas com mais experiência podem oferecer”, diz.

“Comecei esse estágio e está sendo muito diferente do que já fiz. É inovador porque aqui a gente fica imerso no cuidado e atendimento das idosas e também na assistência. Conhecer o dia a dia delas, saber que eu posso ajudar, mas também saber que elas podem me ensinar muita coisa, dão até conselhos. Essa troca facilita então muito nos atendimentos. E é muito estimulante para a gente sempre oferecer o nosso melhor”, conta a estudante do curso de Farmácia, Wylynara Aparecida.

Algumas das dinâmicas realizadas durante a tarde foram realizadas pelas idosas. A senhora Lurdes Vasconcelos puxou a dinâmica cantando uma paródia sobre Mulheres Poderosas. Já dona Iracema Leite trouxe para a música “Carinhoso” para que todos pudessem cantar em coro. As atividades foram elaboradas para trabalhar o lado lúdico e a timidez das participantes.

“Eu e as professoras decidimos provar elas para que tivessem autonomia para trazer atividades, apresentações, brincadeiras que elas escolhessem. E isso é muito importante para trabalhar a autonomia, a autoconfiança e a criatividade delas”, pontua a coordenadora do PAIMI, Zulnara Mota. 

 

Leia mais: Idosas do Paimi caem na folia de Carnaval

Compartilhe: