A Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca que o aumento de diagnósticos de transtornos mentais tem aumentado significativamente a cada ano. Felizmente, há pessoas que têm buscado investir na qualidade de vida e cuidados com a saúde mental. Diante da necessidade de acompanhamento profissional, os psicólogos e profissionais da educação buscam no curso de Pós-graduação em Neuropsicologia da Universidade Tiradentes (Unit) a qualificação para compreender o novo perfil populacional com a realização de diagnósticos e intervenções decorrentes da demanda de mercado na atualidade.
Para dar as boas vindas aos 37 alunos ingressantes no curso, a coordenação do curso preparou uma aula inaugural abordando a Avaliação Neuropsicológica. De acordo com a assistente social da Clínica de Psicologia da Unit, Jacqueline Xavier, afirma que o evento marca o momento do início das aulas de Pós Graduação em Neuropsicologia e proporciona uma integração entre os alunos.
“O curso induz o profissional a buscar o aperfeiçoamento, uma direção sobre uma determinada área, ter expertise sobre um determinado campo de atuação. Convidamos a mestre em Psicologia, Especialista em Avaliação Psicológica, Pós-graduada em Neuropsicologia, Reabilitação Neuropsicológica e Terapia Cognitivo-Comportamental, professora Lizandra Soares, para ministrar a aula sobre Avaliação Neuropsicológica”, explica.
A aula foi dividida em dois momentos. Na sexta-feira, 3, foi realizada apresentação da proposta da Pós-graduação, espaços de atuação, perfil dos pacientes que costumam procurar pelos serviços da Neuropsicologia. No sábado, 4, foi apresentado o conteúdo programático, os alunos também puderam participar do com workshopping para conhecer alguns recursos lúdicos que podem ser utilizados no processo de avaliação, como também na reabilitação neuropsicológica.
A oficial de Justiça Federal, Andreia Freire Silva Teles, conta que decidiu fazer o curso porque na sua vivência com seus filhos teve acesso a jogos que estimulam o desenvolvimento intelectual e motor, bem como a jogos digitais e outros recursos, constatou que esses recursos ajudaram positivamente.
“A aula foi um primeiro contato com os diversos recursos que a Neuropsicologia oferece para acessarmos a subjetividade de cada indivíduo, para que possamos oferecer uma intervenção que efetivamente o ajude a superar suas dificuldades. Sou voluntária no Lar Infantil Cristo Redentor e através do convívio com as crianças assistidas por esta ONG percebi que elas precisavam de estímulos e que eu poderia oferecer para elas jogos que pudessem desenvolver habilidades específicas. Levei esses jogos para o meu trabalho voluntário e descobri como é gratificante ajudar uma criança a superar suas dificuldades. Devido a isso, decidi cursar a Pós-graduação em Neuropsicologia para adquirir embasamento para trabalho de estímulos cognitivos com crianças”, destaca.
“A utilização dos recursos lúdicos na estimulação cognitiva e reabilitação neuropsicológica é de fundamental importância, pois ,além de ser uma forma natural de estimular o processo de aprendizagem, contribui com a construção do próprio conhecimento, seja da criança, do adulto ou idoso, desenvolvendo aspectos, físicos, emocionais, sociais e morais. O lúdico estimula várias habilidades cognitivas, tais como: planejamento, organização, memória, criatividade, linguagem , pensamento, auto estima”, ressalta a estudante Márcia Supera
Pós-graduação de Neuropsicologia
O curso prepara profissionais da Psicologia e profissionais da Educação, oferecendo os subsídios teóricos necessários para compreender e atuar na perspectiva multidisciplinar junto à identificação, habilitação e reabilitação de distúrbios neuropsicológicos.
As aulas são realizadas quinzenalmente às sextas-feiras das 19h às 22h. E aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Os alunos que se interessarem ainda podem realizar a inscrição pelo site.
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