Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Universidade Tiradentes (Unit), promove ação nesta quinta-feira, 09, em alusão ao Dia Mundial do Rim e em prol da prevenção. A ação será na Praça Fausto Cardoso, das 8h às 11h30, com aferição de pressão, glicemia e educação em saúde.
O rim é de fundamental importância para o funcionamento do corpo, pois controla a quantidade de líquido por meio da urina, produz hormônios que ajudam na formação de células sanguíneas, além de fazer o equilíbrio das substâncias que não fazem bem para o corpo, sendo eliminadas pela urina, e muitas outras funções imprescindíveis.
A nefrologista do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), Susan Carvalho, ressalta que uma em cada dez pessoas possuem problemas no rim. “Isso acontece devido às duas principais doenças renais que são a hipertensão e diabetes e quando não controladas acabam prejudicando o funcionamento do rim. Além disso, as doenças renais são silenciosas, e quando começa aparecer os sintomas, já está em estágio avançado, quase parando de funcionar”, ressalta a médica;
Em caso de sintomas como cansaço, anemia, redução da urina, câimbra, falta de apetite, esquecimento das coisas, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBSs). Quanto ao diagnóstico, o exame de creatinina é o principal marcador para as doenças renais e lema da campanha deste ano para a conscientização, principalmente nos estágios iniciais que são silenciosos.
Além disso, é muito importante que caso a pessoa tenha hipertensão ou diabetes, tenha as doenças controladas. “Não significa que todo diabético irá desenvolver problema no rim, mas quando você permite que o açúcar fique descontrolado, isso acaba prejudicando o funcionamento do rim devido a um conjunto de fatores como excesso de peso, pouca ingestão de água, uso de automedicação sem prescrição médica e muitos outros fatores”, conta.
Com informações do Governo de Sergipe
Leia mais: