ESTUDE NA UNIT
MENU

Transformando desafios em oportunidades com a ajuda do EAD

Conheça a história de superação e resiliência na formação EAD de Valdirene Chaves como assistente social

às 13h29
Compartilhe:

A história de Maria Valdirene Dantas Chaves é uma verdadeira prova de que a determinação e a vontade de vencer podem superar qualquer obstáculo. Desde cedo, ela sonhava em contribuir com a sociedade e escolheu o curso de Serviço Social para seguir carreira. Devido a rotina corrida, Valdirene encontrou na modalidade de Educação a Distância (EAD) da Universidade Tiradentes (Unit) uma oportunidade de realizar esse sonho.

A assistente social iniciou o curso aos 35 anos no polo EAD de Tobias Barreto (SE) e concluiu aos 40. Durante a graduação, ela passou por dificuldades que incluíam problemas pessoais, de saúde e financeiros. Além disso, ela engravidou pouco tempo depois de começar a faculdade e sofreu pressão psicológica de pessoas próximas. 

Mesmo não possuindo notebook, ela não desistiu dos estudos e recorreu a todos os recursos. “Eu não tinha notebook, estudava pelo aparelho de celular com a tela quebrada e com muitas dificuldades de ler. No período da pandemia um amigo me emprestou seu computador para que eu não ficasse sem fazer as provas, pois precisava usar a câmera pelo celular”, relata.

Mas, mesmo diante de tantas dificuldades, Valdirene insistiu. Contando com uma rede de apoio que incluía funcionários do polo de Tobias Barreto, ela seguiu em frente com a ajuda de professores tutores, gestora e amigos que sempre a acolheram.

“Os funcionários do polo EAD sempre foram atenciosos comigo, eu contei todas as dificuldades que eu estava vivendo, chorava no período de provas, e, às vezes eu deixava para fazer a segunda chamada, mas nunca desisti. A tutora Fenícia entendia o que eu estava passando e dizia que eu iria conseguir, só estava passando por um momento difícil. Ana Paula, a gestora do polo, também conhecia minha história e sempre me acolheu. E foi dessa forma que eu alimentei o sonho de ser assistente social”, destacou.

Maiores desafios

A dor e a luta para Valdirene começou muito cedo. Aos 5 anos de idade, perdeu o pai e teve que encontrar forças para ajudar a mãe e cuidar de si mesma. Mesmo tão jovem, ela sabia que precisava fazer o que fosse preciso para garantir que sua família tivesse o que comer e o que vestir.

Foi assim que ela se viu indo de sua pequena vila, Rainha dos Anjos, no município de Itapicuru (BA), até a cidade vizinha de Tobias Barreto (SE) para buscar picolés para vender. “Eu levava esses picolés em um ônibus que transportava o povo para a feira de Tobias, alguns deles derretiam na estrada porque o percurso demorava um pouco para chegar até em casa e colocar na geladeira”, relembra.

Mesmo com todos esses obstáculos, ela nunca perdeu a esperança e sempre manteve um sonho em seu coração: ter sua história contada para muitas pessoas. Hoje em dia, ela usa a música como sua terapia e faz dela uma parte importante de suas palestras e apresentações. Ela apresenta um programa na rádio clube todas as terças-feiras que existe há mais de 20 anos. 

Sonhos e futuros planos 

Hoje, Valdirene já atua na área em que se formou e mudou seu contrato na prefeitura de Itapicuru (BA), de agente administrativo para assistente social na educação. E, além de sua carreira, ela também está realizando palestras em escolas públicas para motivar os alunos a não desistirem de seus sonhos, pois acredita que sua história de superação pode ser uma inspiração para os outros.

“Por onde eu vou, levo a Unit e o EAD comigo. Falo sempre desse acolhimento no momento que eu mais precisava de compreensão. Eu tinha medo do que as pessoas poderiam pensar caso eu não terminasse no período certo, devido aos meus problemas pessoais. E a Unit soube entender o que eu estava passando, não julgou minha inteligência e me deu todo apoio emocional”, conta. 

Valdirene espera continuar contribuindo com a sociedade em sua área profissional, com ética e respeito, e pretende sair palestrando pelo mundo para motivar as pessoas. Sua história de superação e agradecimento à Unit por todo o acolhimento emocional em seu momento de maior necessidade certamente marcará aqueles que tiverem o privilégio de ouvi-la. Maria Valdirene Dantas Chaves é um exemplo de força e perseverança, e sua história é uma verdadeira lição de vida para todos.

Leia também: 8 filmes e documentários para quem quer estudar Pedagogia

Compartilhe: