ESTUDE NA UNIT
MENU

8 filmes e documentários para quem quer estudar Pedagogia

Para aqueles que pensam em seguir carreira na área de Pedagogia, filmes e séries são ótimas alternativas para incrementar o aprendizado.

às 13h06
Professora tutora de Pedagogia da Unit, Jéssica Maria Oliveira
Professora tutora de Pedagogia da Unit, Jéssica Maria Oliveira
Compartilhe:

Produções literárias e cinematográficas, sejam elas ficcionais ou inspiradas em histórias reais, têm muito a ensinar sobre as mais diversas áreas da vida. Para aqueles que pretendem seguir carreira na área de Pedagogia, existem diversos filmes e documentários capazes de ajudar a formar o senso crítico do aluno por meio de ensinamentos valiosos sobre a educação, o papel do professor e a importância de ensinar e de aprender.

Geralmente, os filmes considerados obrigatórios para estudantes do curso de Pedagogia retratam pessoas comprometidas com a educação a despeito de todas as dificuldades que são enfrentadas pelos professores em qualquer parte do mundo. Dessa forma, esses protagonistas lidam com desafios que dizem respeito ao comportamento dos estudantes. 

A professora tutora de Pedagogia da Universidade Tiradentes (Unit), Jéssica Maria Oliveira aponta 8 filmes e séries que todo aluno da área deveria assistir; confira quais são:

  1. O Começo da Vida (2016) – É um documentário brasileiro que explora as primeiras experiências das crianças e a importância do cuidado e afeto nos primeiros anos de vida.
  2. A Educação Proibida (2012) – Outro documentário muito importante que aborda a história e as limitações do sistema educacional tradicional e discute alternativas para uma educação mais criativa e colaborativa.
  3. Escola de Rock (2003) – Este filme estrelado por Jack Black mostra como a música pode ser uma ferramenta poderosa para a aprendizagem e a criatividade.
  4. Dead Poets Society (1989) – Outro filme clássico estrelado por Robin Williams mostra a importância do pensamento crítico e da criatividade na educação.
  5. Entre os Muros da Escola (2008) – É um filme francês que acompanha a rotina de um professor em uma escola de periferia e aborda questões de diversidade, inclusão e desigualdade social.
  6. Preciosa: Uma História de Esperança (2009) – Este filme retrata a vida de uma adolescente que luta para superar as adversidades e obter uma educação de qualidade.
  7. Anne with an E (2017-2019) – Esta série canadense é uma adaptação do livro “Anne de Green Gables” e aborda temas como a educação feminina, a criatividade e a imaginação.
  8. Mr. Holland – Adorável Professor (1995) – O filme mostra a história de um músico que se torna professor e como ele usa a música para inspirar e transformar a vida de seus alunos.

Pedagogia EAD na Unit

Pensando em possibilitar que mais pessoas realizem o sonho de se tornarem pedagogos, a Unit não só oferece o curso na modalidade presencial como também no formato de Educação a Distância (EAD)

“O curso de Pedagogia EAD da Unit é extremamente completo e significativo. O aluno poderá escolher a modalidade que se adequa melhor a sua realidade. Sendo 100% on-line ou semipresencial. O foco primordial são os princípios e métodos de ensino e aprendizagem, abordando a vertente vinculada à gestão escolar e a condução dos temas educacionais”, explica a professora tutora. 

Uma das vantagens do EAD é a flexibilidade e autonomia, além de contribuir para a democratização do ensino, sendo uma modalidade muito acessível.  “O acesso ao conhecimento é o principal viés do EAD, sendo democrática, já que possibilita o acesso e o desenvolvimento intelectual dos alunos independente da localidade através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)”, enfatiza.

Além das vantagens do curso, o campo de atuação para esses profissionais é amplo, segundo Jéssica. “A educação está presente no contexto social e é extremamente valiosa. O profissional vinculado aos saberes educacionais é indispensável em uma sociedade assertiva e evoluída. O pedagogo poderá atuar como professor, gestor educacional, psicopedagogo, entre outras possibilidades”, ressalta.

Leia também: Como conciliar trabalho e estudos? Fazendo um curso EAD

Compartilhe: