V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Como conciliar trabalho e estudos? Fazendo um curso EAD

Estudar e trabalhar é a realidade de muitas pessoas no Brasil, entretanto, com o EAD essa rotina pode ser bem menos exaustiva

às 11h51
Estudante de Serviço Social da Unit, Larissa Vital
Estudante de Serviço Social da Unit, Larissa Vital
Compartilhe:

A Educação a Distância (EAD) tem se tornado uma opção cada vez mais popular para aqueles que desejam continuar seus estudos enquanto trabalham. Com a flexibilidade de horários e a possibilidade de estudar de qualquer lugar, ela pode ser a solução ideal para quem busca conciliar a rotina de trabalho com os estudos.

Com as aulas online, é possível acessar o conteúdo a qualquer momento do dia, sem precisar se preocupar com horários fixos. Isso permite que os estudantes trabalhem durante o dia e estudem à noite, nos finais de semana ou em qualquer outro horário que seja mais conveniente.

Como é o caso da estudante de Serviço Social da Universidade Tiradentes (Unit), Larissa Vital, que está no 5º período e encontrou no EAD a possibilidade de realizar o seu sonho. “A modalidade a distância me deu oportunidade de estudar em um tempo flexível, sempre me dando todo o suporte necessário que eu preciso. Além disso, eu posso estudar em casa, trabalhar e cuidar da minha família”, destaca.

Larissa reside no município Girau do Ponciano, que fica localizado no estado de Alagoas e se desloca menos de duas vezes por semana para as atividades presenciais no polo EAD em Arapiraca (AL), bem próximo a cidade onde mora. Mesmo não frequentando o polo todos os dias, a estudante destaca a estrutura que ele oferece. 

“Frequento o polo uma vez na semana, mas, sempre que preciso, ele está sempre com as portas abertas para me receber. Também conto com o apoio dos professores tutores que são maravilhosos e estão sempre disponíveis. Além disso, usamos uma plataforma que nos ajuda no desenvolvimento das nossas atividades e atende todas as nossas necessidades”, enfatiza.

Trabalho e estudos

A estudante já atua na área em que estuda e optou pela graduação a distância para aprimorar ainda mais os seus conhecimentos e colocá-los em prática. Ela trabalha em uma creche da rede municipal, onde desenvolve um belo trabalho com as crianças. “Sempre foi um sonho trabalhar com a população”, infere.

Por ter uma rotina muito corrida e trabalhar o dia inteiro, Larissa conta que estuda no período da noite, algo que seria impossível, se ela estudasse presencialmente, pois o cansaço do dia a dia a impediria de se deslocar até a instituição de ensino. E mesmo sendo um desafio, a estudante conta que ainda continua sendo a melhor opção.

“Meu tempo é muito curto. Por isso é desafiador conseguir estudar, cuidar da família, conciliar com o trabalho, faculdade e cuidar de mim. Mas, com o EAD, é possível e eu sei que todo o meu esforço vai valer a pena”, relatou.

Em resumo, a educação a distância é uma excelente opção para quem busca conciliar os estudos com o trabalho. Com a flexibilidade de horários, a possibilidade de estudar de qualquer lugar, a chance de estudar no próprio ritmo e a variedade de cursos e áreas de estudo, o EAD pode ser a solução ideal para quem deseja continuar aprendendo enquanto trabalha.

Leia também: 5 dicas para realizar uma avaliação de aprendizagem eficiente

Compartilhe: