ESTUDE NA UNIT
MENU

5 dicas para realizar uma avaliação de aprendizagem eficiente

Às vezes, a modalidade a distância pode ser um desafio para os discentes e docentes; professora tutora explica como superá-lo e aponta 5 dicas importantes

às 19h22
Professora tutora da Unit, Joelma dos Santos Lima
Professora tutora da Unit, Joelma dos Santos Lima
Compartilhe:

Com o avanço tecnológico surgem novos desafios. Na educação não é diferente, já que as metodologias educacionais precisam acompanhar as mudanças e tendências do mercado. Quando se fala em Educação a Distância (EAD) existem muitas particularidades que precisam ser levadas em consideração para tornar a experiência do estudante muito mais dinâmica, efetiva e eficiente. 

A professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Joelma dos Santos Lima, diz que esses avanços podem ser desafiadores tanto para discentes quanto para o corpo docente. Entretanto, não é impossível superá-los quando há planejamento e estudos aprofundados.

“Para que se obtenha efetivas melhorias neste método de ensino, os docentes que fazem parte desse processo de aprendizagem devem desenvolver capacidades, habilidades e competências para vencerem as dificuldades e adequarem suas práticas pedagógicas à realidade dos discentes”, destacou.

Embora o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) seja acessível para os alunos, a professora tutora reforça que é importante que eles busquem cada vez mais conhecimento acerca da tecnologia, uma vez que a educação a distância é traçada por processos que utilizam múltiplas mídias como ferramentas para a transmissão e absorção do conhecimento, bem como para a promoção da inclusão.

“Como docente da educação superior a distância, percebo que algumas ferramentas tecnológicas ainda não foram absorvidas de forma efetiva em razão do despreparo inicial do conhecimento do modo de utilizá-las, dentre outros fatores que bem trabalhados darão respostas satisfatórias. Por outro lado, entendo que, a resistência das pessoas em relação aos cursos EAD está sendo mitigada, tendo em vista o engajamento de todos os atores no processo de aprendizagem, mesmo diante dos desafios”, elenca.

5 dicas para avaliação eficiente

O desafio central, segundo Joelma, muitas vezes está atrelado à avaliação da aprendizagem no EAD. Pensando nisso, a professora tutora trouxe 5 dicas importantes para a realização de uma avaliação eficiente e capaz de melhorar a experiência do aluno, enquanto protagonista do próprio ensino; confira: 

1- Capacitação: Uma das principais dicas mencionadas por Joelma é a capacitação dos professores, uma vez que, um profissional mais capacitado tem a possibilidade de tornar o ensino mais flexível e dinâmico. Oferecer ao profissional do processo de ensino aprendizagem a capacitação para a aplicação dos recursos inovadores, com o fim de contribuir de forma significativa e contextualizada”, destaca a professora tutora.

2- Investir em metodologias ativas: Sala de aula invertida, gamificação e storytelling são algumas das metodologias que contribuem para a melhor absorção do conteúdo. O docente deve fazer uso de diversas metodologias ativas que estimulem a interação do discente”, afirma.

3- Incentivar a autonomia: A autonomia é uma das características predominantes do aluno do EAD. “Portanto, é necessário aplicar recursos que reforcem essa habilidade do aluno. O método de aprendizagem deve desenvolver a autonomia crítica do discente, diante de situações concretas”, pontua.

4- Atenção em tempo integral: Quando o aluno possui todo o apoio do professor tutor, ele fica menos inseguro e consegue aprender o conteúdo com mais facilidade. O acompanhamento pelo docente/tutor dos acessos ao ambiente virtual de aprendizagem para garantir que os discentes estão de fato engajados nas disciplinas”, ressalta.

5- Aproveitar o máximo as tecnologias: “E, por fim, usar ao máximo os recursos tecnológicos das ferramentas disponíveis no AVA”, finalizou a professora tutora.

Leia também: EAD em 2023: como será o cenário daqui para frente

Compartilhe: