ESTUDE NA UNIT
MENU

EAD em 2023: como será o cenário daqui para frente

O cenário para o EAD em 2023 é extremamente favorável e aponta para uma tendência que não para de se expandir, professora tutora explica o porquê

às 14h30
Professora tutora da Unit, Joelma dos Santos Lima
Professora tutora da Unit, Joelma dos Santos Lima
Compartilhe:

A alta adesão aos cursos de Educação a Distância (EAD) nos últimos anos é um fator de grande notoriedade. Principalmente em 2020, ano em que a modalidade assumiu o protagonismo do cenário educacional, mostrando que é possível ter um ensino de qualidade, inclusive no que diz respeito a avaliações.

Agora, no ano de 2023 é o momento de assimilar os aprendizados juntamente aos avanços tecnológicos e as tendências do mercado educacional no pós pandemia, que de acordo com a professora tutora da Universidade Tiradentes (Unit), Joelma dos Santos Lima, foi um momento muito decisivo ao que se refere à educação.

“Entendo que, a experiência com o EAD durante a pandemia de Covid-19, ao desencadear aderência massiva ao tipo da modalidade, chamou à atenção de docentes e discentes para as capacidades e potencialidades oferecidas pelas novas tecnologias educacionais”, destaca Joelma.

Personalização do ensino

Joelma ressalta que uma das tendências que fazem o EAD se tornar cada vez mais popular é justamente o fato de estar alinhada com um dos pilares da educação do futuro: a personalização do ensino.

Junto a essa personalização, é necessário ser debatido entre os docentes a aplicação da aprendizagem organizacional, fundamentada em habilidades e competências, a qual permite uma maior personalização da formação para cada colaborador.

“A aprendizagem organizacional exige que a empresa torne automáticos seus processos educacionais, desenvolvendo e harmonizando trilhas de aprendizagem online, conforme a necessidade de treinamento de cada discente”, pontua Joelma.

Enquanto o conceito de ensino padronizado vai ficando para trás, educadores entendem que cada aluno tem facilidades e dificuldades próprias e isso deve ser observado. “Nesta modalidade, o educador corporativo desenvolve um caminho de aprendizagem em que mescla ações presenciais e momentos de estudo individual ou em grupo no ambiente virtual de aprendizagem (AVA)”, infere.

Do ponto de vista do EAD em 2023, essa modalidade permite que os alunos possam ser avaliados de maneira individualizada, além de terem mais acesso às ferramentas para se tornarem os protagonistas do seu processo de aprendizado, um fator que já acontece no EAD da Unit, por exemplo. 

“Há também, a aplicação do ensino híbrido corporativo em que se utiliza o potencial do ensino presencial conjugado ao potencial do ensino online, considerado semipresencial”, acrescenta Joelma.

Inovações no EAD

Com o constante avanço tecnológico, o EAD também acompanha essas tendências, a exemplo do metaverso na educação, que já está caminhando para se tornar uma realidade nos próximos anos. 

Para garantir a qualidade do EAD em 2023 é indispensável o investimento em tecnologias que ofereçam suporte à Instituição e assegurem a experiência do aluno, como é encontrado na Unit. Entre as tecnologias mais relevantes estão os softwares de gestão de provas, que garantem o funcionamento dessa parte tão importante de qualquer instituição de ensino: as avaliações.

A Universidade Tiradentes oferece todo o suporte e busca todos os dias trazer cada vez mais melhorias para o ensino e aprendizagem no aluno, acompanhando as tendências e atendendo às suas necessidades, seja por meio do polo de apoio presencial, que possui uma excelente estrutura, ou na tutoria de acolhimento com os professores tutores, sendo uma tendência que só tende a crescer no ano de 2023.

Leia também: Tutoria EAD: saiba como funciona o programa de acolhimento

Compartilhe: