ESTUDE NA UNIT
MENU

Tutoria EAD: saiba como funciona o programa de acolhimento

Dentre os objetivos do programa, um deles é apresentar aos novos alunos a metodologia de ensino dos cursos a distância

às 13h15
Compartilhe:

Com o objetivo de aproximar ainda mais os alunos dos seus professores tutores no Ensino a Distância (EAD), a Universidade Tiradentes (Unit) tem investido em programas de tutorias. Além das conferências ao vivo, que teve início esse ano, os novos estudantes também serão contemplados com a tutoria de acolhimento. 

A tutoria de acolhimento, segundo o supervisor de tutoria EAD da Unit, Jonas de Jesus Souza, são encontros via Google Meet, realizados pela tutora de relacionamento do polo de Caruaru (PE), Adnajara Sapucaia, onde o objetivo é apresentar para todos os alunos calouros a metodologia do EAD e ensiná-los como navegar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Jonas conta que a ideia surgiu juntamente com a gerente acadêmica EAD da Unit, Karen Sasaki, após perceberem o aumento de alunos na graduação 100% online no ano de 2022. Por não possuir acompanhamento como os alunos dos cursos semipresenciais, eles viram a necessidade da criação desse programa, até mesmo para poder orientar melhor aqueles que estão chegando.

“O programa de tutoria além de oferecer mais suporte para os alunos do EAD, também vai auxiliar aqueles que entram por transferências externas, portador de diploma, entre outros, que estão iniciando os estudos totalmente perdidos e sem a menor noção do que fazer. É justamente neste momento que entra o tutor de relacionamento, para acolher e orientar esse aluno”, destaca.

Jonas ainda afirma que atualmente 50% dos polos EAD já possuem tutores de relacionamento, e, a instituição já está atuando para que em 2024 esse programa possa abranger 100% dos polos, pois se trata de um profissional fundamental não só no processo de aprendizagem como também no de integração do aluno à instituição. 

“O tutor de relacionamento é o profissional responsável pela construção do bom relacionamento e gerenciamento da comunidade discente, com destaque aos alunos da graduação 100% online. É o profissional responsável por criar e manter os relacionamentos estáveis ​​e duradouros com nossos alunos. Acredito que desta forma os alunos que ingressam na Unit não se sentem desassistidos”, reitera.

Como funciona

No início do semestre letivo é divulgado um card entre os polos para que os professores tutores façam a divulgação em grupos de WhatsApp em que os calouros estão. As tutorias vão acontecer nos dias de terça-feira, quarta-feira e quinta-feira, às 20:30h, durante os meses de fevereiro, março e abril.

“Com a implantação da tutoria de acolhimento, podemos perceber que os alunos estão mais assíduos no AVA. O aluno que participa apenas uma única vez é capaz de iniciar seus estudos sem medo de errar, ele se torna protagonista de sua educação. Claro que existem alunos que participam várias vezes a fim de se aprimorem mais, o que não é comum”, ressalta.

Esse programa ajuda os alunos de um modo geral a se sentirem acolhidos e pertencentes ao meio acadêmico. “Temos um retorno muito positivo, a taxa de evasão vem diminuindo significativamente. O nosso objetivo é minimizar o número de alunos abandonando seus estudos. Além disso, os alunos estão mais seguros para navegar e nosso ambiente virtual, entendem suas atividades e as produzem atendendo ao que se pede pelos docentes, sem esquecer que criamos laços duradouros”, elenca.

Leia também: Fatos que não te contaram sobre estudar EAD

Compartilhe: