ESTUDE NA UNIT
MENU

Conferência ao vivo; conheça a novidade para os alunos do EAD

O objetivo da conferência é tornar a experiência do aluno da educação a distância ainda mais satisfatória

às 13h15
Compartilhe:

A partir deste ano, os alunos da modalidade de Educação a Distância (EAD) da Universidade Tiradentes (Unit) contam com uma novidade que vai trazer uma melhor experiência no ensino aprendizagem: conferências ao vivo. Essas conferências têm como finalidade facilitar a compreensão da matéria e sanar as dúvidas.

A gerente acadêmica do EAD da Unit, Karen Sasaki, explica que serão momentos de aulas ao vivo realizadas pelos professores para os alunos. Elas surgem para incrementar as aulas que normalmente são gravadas e liberadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

“A partir deste ano de 2023, nós decidimos que vamos continuar com as aulas gravadas no AVA e vamos adicionar essa novidade. Ou seja, vai ser um plus, um diferencial onde iremos realizar encontros ao vivo com os alunos utilizando o Google Meet, para que eles possam ter contato mais próximo com os professores e discutir casos, além de ter uma aproximação mais direta da fonte”, destacou Karen.

Como funciona

Segundo Karen, a conferência será iniciada por meio de um link do Google Meet que será divulgado pelo professor no AVA. “É importante deixar claro que o aluno só poderá acessar o link com a conta @souunit, sendo uma das medidas de segurança. Ele consegue acessar do celular, computador, Chromebook ou de qualquer dispositivo móvel, basta ter acesso à internet e estar regularmente matriculado”, explica.

Serão quatro conferências, uma por semana, de 80 minutos cada, que irão ficar gravadas para que o aluno possa assistir quantas vezes desejar. Durante o encontro, o professor irá aproximar as discussões teóricas do mercado de trabalho; problematizar saberes através de estudos de caso; entre outros.

Essas conferências, segundo Karen, fazem parte de um pedido dos alunos. “A gente ouve muito o pedido dos nossos alunos, porque sobretudo depois da pandemia, eles tiveram um contato próximo com os tutores e nós quisemos intensificar também com os professores. Essa experiência foi positiva sobre a perspectiva acadêmica e pedagógica e decidimos ampliar. Acredito que vai ser muito importante nesse primeiro momento de adaptação e até mesmo para nos conhecermos”, relata a gerente acadêmica.

É importante enfatizar que as conferências não vão substituir a tutoria presencial para os cursos que são semipresenciais e híbridos. “Quem tem a tutoria presencial continua no mesmo horário, não muda nada. O aluno não vai ter falta e nem a aferição de frequência. Ou seja, como se trata de um diferencial, é facultativa a participação do aluno”, infere.

Leia também: Métodos de estudos EAD; saiba qual o melhor

Compartilhe: